ESECS - Artigos em revistas nacionais
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Browsing ESECS - Artigos em revistas nacionais by Author "Barbeiro, Luís"
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- As vozes e perspetivas dos aprendentes no âmbito da investigação sobre a escritaPublication . Carvalho, José António Brandão; Barbeiro, Luís; Pereira, Luísa Álvares; Cardoso, Inês; Calil, EduardoA perspetiva dos alunos sobre a escrita constitui o eixo que percorre transversalmente este texto, a partir do contributo de estudos desenvolvidos em Portugal, desde a década de noventa até à atualidade. Nos primeiros três estudos considerados, essa perspetiva é captada no decurso do processo de escrita, focada na resolução de problemas por parte dos alunos, ao escreverem. As metodologias assentaram na escrita colaborativa e na integração, no processo, de estratégias facilitadoras da revisão. O segundo conjunto de estudos incide sobre as representações dos alunos em relação à escrita, considerando a pluralidade de contextos, géneros, recursos, saberes e atividades que implica. Metodologicamente, estes estudos mobilizaram textos explicitadores, questionários, entrevistas, diários, notas de campo. Os resultados mostram, em relação ao processo, uma progressão que torna salientes as limitações dos níveis de escolaridade mais baixos relativamente à reformulação e revisão. Quanto à relação com a escrita, surge em evidência o contraste entre a escrita escolar e extraescolar. As implicações remetem para a consideração didática das limitações encontradas e das potencialidades de dispositivos colaborativos e outros, facilitadores do processo, ao serviço de uma relação com a escrita que abranja a diversidade de géneros e motivações, em contextos escolares e extraescolares.
- A escrita exige determinação ao aluno com dislexia?Publication . Ferreira, Paula Cristina; Barbeiro, Luís; Alves, Rui A.A viragem do século trouxe novas exigências ao contexto educativo e à formação do cidadão ativo. A escola atual secundariza, paulatinamente, a transmissão de conhecimento pois pretende-se cada vez mais um espaço de partilha e construção de saber convocando para além das competências cognitivas, as competências emocionais e afetivas. Assiste-se à necessidade de promover nos professores e, principalmente, nos alunos, uma atitude mental dinâmica, que valorize o desafio, a autodisciplina e o esforço para que se atinja o sucesso. O estudo, com alunos do 7.º ano do Ensino Básico de uma escola do distrito de Leiria, inseridos na investigação-ação, sobre o papel da determinação na produção textual, pretende dar resposta à questão: O nível de esforço apresentado pelos alunos com dislexia reflete-se positivamente no seu desempenho de produção textual? Todos os alunos responderam à escala de Grit, de Duckworth (2016), e a questionários sobre a sua escrita, no início e no final do ano letivo (2019-2020), e em cada sessão de escrita semanal, na aula de Português, registaram o nível de esforço investido aquando da realização da tarefa. Dos seis alunos com dislexia, na escala de Grit, um aumentou a pontuação, dois mantiveram e três baixaram. Apesar destes resultados, na produção textual, verifica-se globalmente uma melhoria nas diferentes dimensões: ortográfica, morfossintática e de estrutura e progressão textual. Conclui-se que os alunos registam um desempenho textual com mais qualidade ainda que na sua determinação e no seu esforço quantitativamente não se tenha verificado um aumento significativo.