Coleções gerais - Teses de Doutoramento de docentes
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Browsing Coleções gerais - Teses de Doutoramento de docentes by Author "Jerónimo, Miguel"
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- O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público portuguêsPublication . Jerónimo, MiguelMiguel Jerónimo, Administrador dos Serviços de Acção Social (SAS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), é o autor da Tese de Doutoramento “O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de acesso e frequência de estudantes do Ensino Superior Politécnico Público português”, cuja defesa teve lugar no passado dia 14 de Janeiro na Universidad de Extremadura, Espanha, tendo merecido a classificação máxima – “sobressaliente cum laude por unanimidad”. O tema tratado é inédito e está na ordem do dia, particularmente no actual contexto de crise. Trata-se da primeira Tese de Doutoramento portuguesa a abordar especificamente o campo da Acção Social no Ensino Superior. Também o autor, mediante o grau obtido, se tornou no 1.º Administrador dos SAS de politécnicos portugueses e o 1º Não-docente do IPL com tal grau. A importância da Acção Social no Ensino Superior é, para o autor, fundamental, na medida em que, como afirma, “todos nós conheceremos nossos concidadãos que neste momento desempenham tarefas de relevo, na sociedade actual, que nunca teriam acedido, frequentado e terminado com sucesso o Ensino Superior, não fora o apoio concedido, quer através de Bolsas de Estudos, quer através dos apoios indirectos – de que destacaríamos o alojamento, a alimentação, a prática desportiva, o apoio na saúde e as actividades culturais”. Assim, Miguel Jerónimo questionou-se na sua Tese de Doutoramento sobre se “não teria sido uma enorme perda para a sociedade se todos esses estudantes carenciados tivessem sido impedidos de atingir o patamar mais elevado do sistema educativo”, A tese analisa de forma ampla o Sistema da Acção Social no Ensino Superior, procurando descobrir “se o sistema está apto a responder às solicitações para que foi criado e se o papel que desempenha está em conformidade com as expectativas que o poder político e a sociedade dele esperam”. Ao longo do trabalho, dá-se voz a mais de mil estudantes bolseiros e a pais de estudantes bolseiros, bem assim como aos Administradores dos Institutos Politécnicos Púbicos portugueses. A partir da análise dos dados recolhidos e do estabelecimento sucessivo de sínteses de conteúdo, apresentam-se conclusões e também implicações, mediante as quais se estabelecem propostas que, no entender do autor, podem contribuir para melhorar o Sistema da Acção Social no Ensino Superior.