ESECS - Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica by Author "Silva, Silvino Guerra da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores na Guiné-BissauPublication . Silva, Silvino Guerra da; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Pocinho, Ricardo Filipe da SilvaO presente trabalho incide sobre o desenvolvimento profissional docente na formação inicial de professores na Guiné-Bissau. A questão da educação de qualidade tem constituído, desde muito tempo, uma preocupação na sociedade guineense, principalmente da classe profissional. O objetivo geral deste estudo visa conhecer a opinião dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau. Nesta senda, auscultamos os estudantes em formação inicial, os professores em exercício pleno da docência, tanto das escolas normais ou escolas superiores de educação (ESE), dos institutos e centros de formação de professores dispersos em todo território nacional, das escolas públicas e os técnicos do Ministério da Educação Nacional (MEN). Para melhor compreender as questões da partida, optámos por uma abordagem qualitativa através da utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas que servem de base aos elementos fundamentais para a triangulação e aprofundamento dos resultados. Os resultados sugerem que os professores consideram que há muito trabalho a fazer para reforçar o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau nos vários âmbitos e contextos e requalificar o sistema educativo guineense no seu todo, começando na formação inicial dos professores, a formação contínua e o apoio ao início da atividade profissional. Sugere-se a necessidade de formadores qualificados e destaca-se, ainda, a necessidade de reforçar o equipamento existente nas escolas, incluindo materiais didáticos, bibliotecas, salas informáticas, possibilitando, assim, a requalificação do sistema educativo guineense no seu todo. Neste sentido, considera-se fundamental encarar os vários fatores inerentes ao desenvolvimento profissional docente como instrumentos fundamentais para a mudança que se espera para alavancar o ensino guineense.