ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by advisor "Almeida, Paulo Jorge dos Santos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo bibliométrico das variáveis destino turístico, competitividade do destino, imagem do destino, qualidade do destino e satisfação do turista, de 2000 a 2023Publication . Pereira, José Filipe da Silva Marques; Almeida, Paulo Jorge dos Santos; Almeida, Giovana Goretti FeijóOs destinos turísticos se referem a um espaço, no qual os visitantes / turistas se deslocam em busca de experiências, usufruindo das infraestruturas e da oferta de uma diversidade de serviços. Entre os fatores que envolvem a competitividade dos destinos turísticos está a capacidade de atrair um elevado número de turistas. O objetivo deste estudo é analisar o panorama das pesquisas científicas publicadas sobre destino turístico, competitividade do destino, imagem do destino, qualidade do destino e satisfação do turista na literatura de turismo entre 2000 e 2023, utilizando análises bibliométricas de dados coletados da base Scopus. A relevância desta pesquisa se estende ao entendimento académico das dinâmicas do turismo, incluindo as implicações práticas significativas para a gestão e o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos. O método empregado neste trabalho foi a bibliometria, apoiando-se em estudos realizados em bases de dados bibliográficos, investigando cinco variáveis com um conjunto de cinco indicadores cada (autor, ano, país, revista e afiliação), focando o pesquisador na mensuração da produtividade desses indicadores. Os resultados levaram à observação de que as cinco variáveis investigadas estão intrinsecamente interligadas entre si. Assim, a imagem do destino desempenha um papel crucial ao influenciar tanto a qualidade de vida local quanto a experiência do turista, e consequentemente afeta a competitividade do destino como um todo. A conclusão reafirma a importância da análise bibliométrica como uma ferramenta crucial para sintetizar e compreender o vasto corpo de literatura no campo do turismo. As descobertas apresentadas não apenas destacam as contribuições e as tendências das pesquisas, mas também identificam lacunas e oportunidades para futuras investigações, promovendo um avanço contínuo no reconhecimento e nas boas práticas relacionadas ao turismo.
- Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e CanáriasPublication . Câmara, Catarina Domingues; Almeida, Paulo Jorge dos SantosO presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio curricular de natureza profissional, como trabalho final do Mestrado em Marketing e Promoção Turística pela Escola Superior de Tecnologia e Turismo do Mar (ESTM), objetiva não só desenvolver as tarefas desenvolvidas pela discente no Açores DMO, entidade de acolhimento, bem como compreender qual a mais desafiante no que toca à desconstrução e conclusão dos resultados. Neste sentido, sendo a mestranda açoriana, natural da ilha de São Miguel, optou pelo tema “Interpretação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030): Análise Crítica com os Planos Estratégicos da Madeira e Canárias”, sobretudo pelo orgulho que sente pela sua terra natal, que tem uma oferta muito diversificada para quem a visita. Ademais, a escolha do contexto espacial prende-se com o facto de a ilha São Miguel ser entre as nove ilhas dos Açores a que tem maior tráfego aéreo devido ao número de voos nacionais e internacionais de várias companhias que operam na Região. Tal implica consequentemente uma maior afluência de visitantes à ilha, comparativamente com as restantes. Além disso, São Miguel é a maior ilha do Arquipélago e atualmente a mais desenvolvida. Este trabalho remete para a evolução do turismo nos Açores, em particular na ilha de São Miguel, integrando uma análise comparativa entre a missão, visão e produtos definidos nos planos estratégicos das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Canárias. Por último, é sugerida uma Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) para o Arquipélago Açoriano da sua autoria, como complemento à que é apresentada no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA2030).
- Teresa Vai de Férias - Hub de Turismo e Turismo de Experiências nas Caldas da RainhaPublication . Santos, Maria Teresa Leal dos; Almeida, Paulo Jorge dos SantosO presente Trabalho de Mestrado tem por objetivo a apresentação da estratégia, que levou à criação de uma marca de turismo denominada “Teresa Vai de Férias”. Trata-se de uma empresa de turismo, que nasce de um blog sobre turismo e da publicação de um livro com o mesmo nome. A empresa de turismo destina-se a desenvolver a sua atividade na Região Oeste, tendo sede nas Caldas da Rainha e aposta na criação de um Hub de turismo na cidade, de forma que, numa região onde já existe oferta turística consolidada, a cidade se posicione de forma inovadora no território, envolvendo a comunidade através do aproveitamento de experiências disponíveis, da criação de novas experiências, sempre com a contratação local de serviços, de forma a contribuir para a criação de riqueza. De forma a estruturar o conceito foi desenvolvido um projeto e que possa facilmente ser implementado, analisando também os pontos francos, antecipando dificuldades e preparando a empresa para situações mais difíceis. Neste trabalho é ainda apresentada a toda a estratégia de marketing do processo que levou à criação de um blog sobre viagens, à posterior publicação de um livro e ao desenho de uma empresa de turismo, utilizando sempre a marca registada “Teresa Vai de Férias”. O desenvolvimento deste projeto foca-se em demonstrar que as Caldas da Rainha reúnem um conjunto de características que permite a sua dinamização enquanto destino turístico da Região Centro, tirando partido da sua localização geoestratégica e de um conjunto de infraestruturas existentes. A sua proximidade ao aeroporto de Lisboa é também uma grande vantagem competitiva. Este projeto destina-se ainda a levar a uma reflexão sobre o potencial do turismo na cidade das Caldas da Rainha, levantando questões sobre o que se pode melhorar e abrindo caminho para novas formas de olhar para o turismo na região.