ESSLei - Mestrado em Fisioterapia - Área de Especialização em Fisioterapia Pediátrica
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Browsing ESSLei - Mestrado em Fisioterapia - Área de Especialização em Fisioterapia Pediátrica by advisor "Cruz, Joana Patrícia dos Santos"
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- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO DE FISIOTERAPIA EM CRIANÇAS COM BRONQUIOLITE: UM INQUÉRITO EM PORTUGALPublication . Mendes, Jéssica Lopes; Cruz, Joana Patrícia dos Santos; Faustino, Raquel Maria de Carvalho; Silva, Cândida Susana Gonçalves daIntrodução e objetivos: As orientações nacionais, Direção Geral da Saúde (DGS), e internacionais, American Academy of Pediatrics (APP), não recomendam a fisioterapia respiratória em crianças com bronquiolite viral aguda (BVA); no entanto, estas orientações baseiam-se, na sua maioria, em técnicas desatualizadas (percussão e vibração). Estudos recentes sugerem a necessidade de critérios de avaliação específicos, como o score de Wang, para suportar a intervenção do fisioterapeuta e demonstram que técnicas de intervenção baseadas na modulação de fluxos têm efeitos positivos na redução de sibilâncias, normalização do score de Wang, da frequência respiratória e aumento da saturação periférica de oxigénio (SpO2). Apesar de em Portugal existir um grande número de profissionais a trabalhar nesta área, desconhece-se que critérios de avaliação e técnicas de intervenção utilizam. Este estudo teve como objetivo identificar os critérios e métodos utilizados pelos fisioterapeutas que tratam crianças com BVA. Como objetivo secundário, o estudo pretendeu verificar se há associação entre os critérios e as técnicas utilizados com fatores como a idade, anos de experiência profissional, formação especializada, prática baseada na evidência, bem como a idade das crianças e a gravidade da BVA. Metodologia: Foi realizado um inquérito online em Portugal, divulgado através de instituições de ensino, redes sociais e emails direcionados a fisioterapeutas que se encontravam a trabalhar nesta área, identificados através da rede de contactos da equipa. Foi realizada estatística descritiva dos dados recolhidos e testes de qui-quarado e Fisher para avaliar associações entre as variáveis sociodemográficas, de formação, gravidade da BVA, critérios de avaliação e técnicas de intervenção. Resultados: Foram incluídos 60 participantes (90% mulheres, 65% com idade igual ou inferior a 39 anos, 83,3% com formação específica na área). Os critérios de avaliação que os fisioterapeutas mais utilizam foram sinais de dificuldade respiratória (98,3%), auscultação pulmonar (96,7%), condição geral da criança (95%), frequência respiratória (70%) e SpO2 (58,3%). Relativamente à intervenção, 80% dos fisioterapeutas utilizavam a técnica expiração lenta prolongada e 68,3% aumento do fluxo expiratório. A maioria (70%) reportou utilizar evidências científicas para suportar a prática. Houve associações significativas entre a prática baseada na evidência e a condição geral da criança (p=0,024) bem como a menor utilização de técnicas como vibração (p=0,034) e glossopulsão retrógrada (p=0,044), especialmente entre fisioterapeutas com menos experiência. A desobstrução rinofaríngea retrógrada (p=0,007) foi mais usada por profissionais com formação específica e em casos de BVA moderada, enquanto o uso de broncodilatadores (p=0,037) foi menos frequente entre fisioterapeutas com menos de cinco anos de experiência. Conclusão: O estudo revelou que grande parte dos fisioterapeutas em Portugal apresenta uma prática baseada na evidência. No entanto, os critérios de avaliação e de intervenção ainda não são consensuais na prática de fisioterapia respiratória em crianças com BVA.
- NECESSIDADES DOS PAIS EM CURSOS DE PREPARAÇÃO PARA A PARENTALIDADE: CUIDADOS RESPIRATÓRIOS EDESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DO BEBÉPublication . Ferreira, Diana Rodrigues da Silva; Cruz, Joana Patrícia dos Santos; Silva, Cândida Susana Gonçalves daIntrodução: A fisioterapia é fundamental no período pré- e pós-natal para, entre outros, identificar e intervir em aspetos relacionados com o desenvolvimento psicomotor, condições neurológicas, condições respiratórias, patologias genéticas ou síndromes. Os pais têm um papel fundamental para assegurar o desenvolvimento típico e saudável do bebé e prevenir eventuais complicações, uma vez que, no início de vida, são quem passa mais tempo com o bebé. Os cursos de preparação para a parentalidade revelam-se um recurso importante para partilha de informação validada durante a gestação. Sob a perspetiva do fisioterapeuta, os cuidados respiratórios pediátricos e o desenvolvimento psicomotor do bebé são alguns dos temas-chave a abordar nos cursos. No entanto, desconhece-se quais são as necessidades reais dos pais relativamente a estes temas, embora esta informação seja fundamental para o desenho de cursos que deem respostas a estas necessidades. Este estudo teve como objetivo principal identificar necessidades dos pais a iniciar cursos de preparação para a parentalidade relativamente ao desenvolvimento psicomotor do bebé e aos cuidados respiratórios. Como objetivos secundários, pretendeu-se analisar os conhecimentos dos pais em relação a estes temas e identificar os tipos e fontes de informação utilizados pelos pais na pesquisa sobre cuidados ao bebé. Material e métodos: Foi realizado um estudo observacional, transversal e qualitativo. A amostra incluiu progenitores (pais ou mães) a iniciar cursos de preparação para a parentalidade numa clínica na região de Leiria, entre janeiro e abril de 2024. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo (grupos focais), utilizando um guião semiestruturado com 14 questões abertas sobre fontes de pesquisa de informação, necessidade de conhecimentos relativos aos cuidados respiratórios e desenvolvimento psicomotor do bebé. As entrevistas foram gravadas em áudio para transcrição e análise temática, realizada utilizando um método dedutivo. Resultados: Foram conduzidos 3 grupos focais, incluindo um total de 22 participantes (14 mulheres, 63,60%), com idades compreendidas entre os 25 e 44 anos (31,55±4,22 anos) e sem experiência parental anterior. Os participantes revelaram que procuram informação sobre os cuidados de saúde do bebé essencialmente nas redes sociais e na internet e nem sempre a discutem com profissionais de saúde. Nos tópicos pesquisados pelos pais surgiram os temas cuidados respiratórios e desenvolvimento psicomotor do bebé. No que diz respeito às questões relacionadas com o desenvolvimento psicomotor, os pais mostraram as seguintes necessidades em termos de conhecimento: desenvolvimento típico do bebé no primeiro ano de vida, fatores que estimulam o desenvolvimento psicomotor e fatores que prejudicam o desenvolvimento psicomotor do bebé. Em relação aos cuidados respiratórios ao bebé, os participantes identificaram a lavagem nasal como um dos cuidados essenciais, no entanto, a grande maioria não sabia ou tinha dúvidas acerca de como a realizar. Face ao seu desconhecimento sobre estes temas, os progenitores consideraram relevante abordar estes dois temas nos cursos de preparação para a parentalidade. Conclusões: Existe falta de conhecimento dos pais sobre os temas do desenvolvimento psicomotor do bebé e cuidados respiratórios pediátricos e, quando os pais procuram informação, esta não é, muitas vezes, validada por profissionais de saúde. Estes resultados podem ser úteis para o desenvolvimento de cursos futuros de forma a capacitar os pais a prestar os melhores cuidados de saúde possíveis ao seu bebé e evitar o uso desnecessário de recursos de saúde não programados. Devem ser realizados mais estudos com amostras maiores e em outras regiões do país, de forma a compreender a realidade nacional e, assim, ajustar a oferta formativa.