ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC by advisor "Freire, Carla Sofia Costa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Investigação pedagógica “WebQuest” na aula de matemática: dinâmica para desenvolvimento de competências e aprendizagensPublication . Trindade, Elisete Vieira da Franca; Freire, Carla Sofia CostaA matemática é uma área disciplinar em que os alunos revelam bastante dificuldade na aprendizagem. Contudo, existem autores que defendem que a exploração de materiais tecnológicos promove uma maior e melhor aprendizagem. Sendo a WebQuest uma ferramenta tecnológica, que permite a exploração de recursos, pretende-se analisar em que medida esta ferramenta pode funcionar como um facilitador de desenvolvimento de competências, através de diferentes fatores, tais como, motivação, autonomia, comunicação oral e escrita, trabalho colaborativo e cooperativo, sempre direcionados à aprendizagem da matemática. A Investigação-Ação foi desenhada sobre o “Modelo de Kemmis” tendo o intuito de estudar ações manifestadas e desenvolvidas em sala de aula por grupos de alunos do 9º ano, tendo a orientação da respetiva professora da turma. O estudo decorreu em dois ciclos completos, cada um foi composto em quatro etapas ordenadas: planificação, aplicação, observação e reflexão. Na etapa da reflexão todos os alunos da turma e professora foram intervenientes, de forma a comprometer todos os sujeitos da ação para o novo ciclo, enquadrando-se num paradigma sócio crítico, rumo a melhoria de práticas educativas e maior responsabilização dos alunos no processo escolar. Os resultados mostram que os alunos estão familiarizados com tecnologia informática, recorrendo à sua utilização para a execução de tarefas escolares fora da sala de aula. O trabalho desenvolvido com a WebQuest contribuiu para o desenvolvimento de competências com vista à motivação para a aprendizagem da matemática. A análise de dados mostrou que houve melhoria de resultados relativos aos conteúdos de matemática, mesmo em alguns alunos que revelaram maiores dificuldades. Os discentes revelaram posturas mais assertivas vi que induziram ao estímulo de trabalho em equipa e promoção de maior rigor na expressão escrita e oral, bem como, atitudes e comportamento mais disciplinados. A utilização da WebQuest promoveu desafios interdisciplinares que contextualizaram o uso da matemática, estimulando os alunos a terem posturas mais positivas nas aulas de matemática. A dinâmica teve em conta princípios construtivistas de aprendizagem com orientações de seleção de informação na internet, com vista à criação de práticas promotoras de desenvolvimento de competências e aprendizagens significativas face ao público-alvo.
- As potencialidades da partilha de recursos digitais para a utilização dos Quadros Interativos no Ensino PrivadoPublication . Rosa, Paulo Rafael Vieira da; Freire, Carla Sofia CostaNuma sociedade onde a tecnologia digital, a tecnologia multimédia e a interatividade são predominantes, os ambientes educativos das escolas começam a evidenciar alguma dificuldade em acompanhar a evolução tecnológica. Um quadro interativo (QI) pode enriquecer os ambientes pedagógicos e promover uma maior interação com os conteúdos educativos e com as realidades exteriores à escola. Contudo, e apesar da grande aposta das escolas públicas, particulares e cooperativas e privadas na aquisição desta ferramenta, a exploração das suas potencialidades e a sua rentabilização parece longe de atingir os níveis mais desejados. Com o objetivo de analisar de que forma a partilha de recursos digitais para o QI potencia uma sua maior utilização desta ferramenta, foi realizado um estudo num estabelecimento de ensino particular e cooperativo, onde foi criada uma comunidade de partilha virtual de recursos, sob a forma de um blog, o educattic.wordpress.com. O estudo de caso envolveu todos os docentes deste estabelecimento, abrangendo os três níveis do ensino básico, tendo sido solicitado a todos os participantes o preenchimento de dois questionários: um que antecedeu o lançamento do blog, com vista a analisar qual o tipo de utilização que o docente faz do QI; e o segundo, realizado três meses após a divulgação do blog, com o intuito de analisar em que medida a partilha de recursos potenciou a utilização do QI. Como resultado deste estudo depreende-se que os QIs raramente são usados quer seja de forma interativa ou apenas como projetor. Esta deficiente utilização dos QI pode ser, ultrapassada pelos professores com a existência de uma comunidade virtual de partilha de conteúdos digitais, onde estes possam recolher recursos e partilhar informação. Os resultados revelam que os docentes reconhecem no QI as suas potencialidades pedagógicas, demonstrando ainda estarem recetivos quanto participação numa comunidade deste género.