ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Luìs, Joana Alexandra Soares de Freitas"
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- Um percurso de experiências, partilhas e aprendizagens em Educação de Infância e a descoberta das práticas de mindfulnessPublication . Coelho, Soraia da Silva; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luìs, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do ano letivo 2020/2021 e 2021/2022, e divide-se em duas partes. A primeira parte está relacionada com a dimensão reflexiva inerente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. Abordam-se questões consideradas fulcrais como a rotina, a observação, a avaliação e o papel do educador e da criança em contexto de creche. Em contexto de Jardim de Infância, foca-se a metodologia de trabalho por projeto, a documentação pedagógica, o brincar com e na natureza. Também o papel da reflexão no desempenho profissional do educador de infância ganha relevância nesta dimensão. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa efetuada numa instituição privada, no contexto de Jardim de Infância I. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre o nível de envolvimento de 3 crianças, entre os 5 e 6 anos de idade, em propostas de mindfulness implementadas. Procurou-se perceber quais as estratégias de mindfulness que tiveram mais e menos envolvimento por parte das crianças participantes através da observação participante (com gravações videográficas e registo nas fichas de observação de envolvimento da criança de Laevers, 1994), de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. Os resultados obtidos permitem perceber que propostas de mindfulness onde é pedido algo mais concreto e onde as crianças têm maior liberdade de movimento possibilitam maior envolvimento. Nas propostas mais abstratas, onde é solicitado, por exemplo, que tenham consciência da sua respiração e/ou permaneçam imóveis, o nível de envolvimento por parte das crianças participantes parece menor.