ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Brites, Silvia Manuela dos Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo e Investigando na Educação de InfânciaPublication . Domingues, Ana Beatriz e Silva; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria; Brites, Silvia Manuela dos ReisEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Tem como principal objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, apresentando, também, um estudo investigativo sobre o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Assim, o relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira inclui uma dimensão reflexiva do contexto de Creche e integra uma reflexão crítica e fundamentada. Neste primeiro capítulo, foram evidenciadas as Expetativas Iniciais, Atividades Desenvolvidas, Rotinas, Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas. Para terminar esta parte expuseram-se aspetos conclusivos. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde foi feita uma reflexão fundamentada, incidindo sobre as Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas e a Metodologia de Trabalho por Projeto. O segundo, inclui a Dimensão Investigativa do relatório, tendo como foco o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Este estudo segue um paradigma qualitativo de caráter descritivo e os resultados obtidos evidenciam que a identidade de género é desenvolvida a partir das relações com os outros (pares, família, sociedade) e com o meio. Por fim, a terceira e última parte do relatório, aborda a dimensão reflexiva, em contexto de Jardim de Infância, da rede pública. Esta reflexão versa sobre a Caracterização do Grupo de Crianças, Prática Pedagógica em Jardim de Infância II, Dificuldades Sentidas VS Aprendizagens Realizadas, Portefólio: um processo do desenvolvimento e aprendizagens da criança e, por último, algumas Considerações Finais sobre a experiência de Estágio Curricular.