ESTM - Teses de Doutoramento de docentes
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Teses de Doutoramento de docentes by advisor "Moral Agúndez, Alejandro del,"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Elección de un destino turístico de ciudad. Importancia de los factores push & pull y del city brand: El caso del turista séniorPublication . Martins, Rui Alberto de Freitas,; Galera Casquet, Clementina,; Moral Agúndez, Alejandro del,; Coelho, Júlio Alberto SilvaO objetivo central do nosso estudo é compreender as principais motivações push & pull dos indivíduos seniores, em contexto de viagem para as cidades, e de que forma essa motivação possa contribuir para a construção da “marca cidade”. Sabendo que o envelhecimento da população mundial é uma tendência irreversível na conjuntura mundial, considerando a crescente importância do segmento sénior no turismo, pela disponibilidade financeira e de tempos livres, para a economia dos países, das regiões e das cidades, pretendemos com o presente estudo analisar o papel das motivações dos turistas seniores e os fatores de atratividade das cidades na construção das suas marcas. Depois de revista a principal literatura científica da área, chegamos à conclusão de que, embora haja diversas pesquisas relacionadas com a temática do turismo sénior, foram encontrados pouquíssimos estudos que abordam o tema das motivações dos turistas de cidade, sendo que o destino cidade tem vindo a aumentar significativamente a procura, sobretudo na modalidade de “short city break”, afirmando-se como a motivação de viagens que mais cresceu nos últimos anos. Para compreender melhor as várias nuances da experiência dos turistas seniores e das suas motivações para viajar para cidade, realizamos um inquérito a indivíduos com 55 e mais anos (seniores) e um inquérito a indivíduos com menos de 55 anos e mais de 17 anos (não seniores), possibilitando assim validar algumas hipóteses comparativas das preferências e características de consumo destes dois segmentos demográficos. Com base no trabalho desenvolvido, foi ainda possível caracterizar grupos de seniores com características comuns, quanto às suas motivações e escolha de atributos, relativamente à eleição de um destino turístico cidade.