ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Artes Plásticas by advisor "Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ciclo Visceral, um processo em constante movimentoPublication . Cabañas, Sofia Pereira; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de; Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal daNão se trata apenas de uma dissertação, mas sim de um conto escrito com amor, honestidade e uma profunda melancolia, que em mim está entranhada. Este carrega memorias recentes e antigas que levam ao descobrimento consciente da relação que possuo com referências que me foram relevantes ao longo do meu processo individual e artístico. Contudo, não se trata de um diário, mas sim de um conto íntimo, grotesco, imaginário e introspetivo, onde ao longo deste partilho não só o modo de como penso e ajo perante o meu trabalho, que é de forma inconsciente e sobretudo impulsiva, como também a minha relação com a melancolia e vulnerabilidade que por vezes tanto evito em demonstrar. Exponho-me pela primeira vez de forma frágil e nua perante estas folhas. Assim como evidencio a superação dos meus próprios conflitos internos e da transformação espiritual que estes sentimentos tanto me fizeram crescer.
- Fragilidade e OrganismoPublication . Carvalheiro, Emanuel Bento; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de; Câmara Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal daNesta investigação tenho como objetivo enaltecer e explorar a gênese, concepção e desenvolvimento do meu corpo de trabalho ao longo dos meus anos de formação acadêmica. Ao longo destas páginas exponho diversas peças acompanhadas por temáticas e palavras chave que as acompanharam na sua conceptualização e desenvolvimento. Ao fazer o mesmo, estabeleço paralelos com a obra de outros artistas, escritores e cineastas, cujas influências predominam não só no meu trabalho, mas também na minha linguagem e apreciação artística. Ao refletir sobre a minha própria jornada artística, lembro-me dos inúmeros momentos de inspiração, frustração e revelação que moldaram a minha identidade criativa. Esta tese serve como um testemunho dessa jornada, oferecendo uma exploração abrangente da minha visão, processo e evolução artística. Na sua essência, a minha prática artística é um empreendimento profundamente pessoal, enraizado na intersecção de emoção e experiência. Desde os primeiros esboços até as obras do presente, a minha trajetória artística tem sido marcada por uma busca incessante de autenticidade e significado. Ao longo desta tese, faço uma viagem retrospectiva através da minha evolução artística, traçando os fios de influência e inspiração que se entrelaçam com a minha identidade. Através do meu portfólio, exponho os temas recorrentes, as escolhas estéticas e as estruturas conceituais que definem o meu corpo de trabalho. Além disso, esta tese irá ter foco nas inúmeras influências que moldaram as minhas sensibilidades artísticas, desde as obras-primas de Alberto Giacometti, até às experiências de vanguarda da arte contemporânea de Rui Chafes. Ao explorar a diversidade de influências que deixaram a sua marca no meu trabalho, espero obter uma compreensão mais profunda da linhagem artística na qual me inspiro. Em última análise, esta tese representa não apenas uma investigação académica sobre a minha própria prática artística, mas também uma exploração profundamente pessoal da minha própria identidade como artista.