ESTG - Mestrado em Negócios Internacionais
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Browsing ESTG - Mestrado em Negócios Internacionais by advisor "Carreira, Pedro Manuel Rodrigues"
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- O impacto da crise económico-financeira mundial nos determinantes do investimento direto estrangeiroPublication . Soares, Cláudia Catarina Carreira; Carreira, Pedro Manuel RodriguesA recente crise económico-financeira mundial, para além de afetar a economia mundial, tem afetado também a sustentabilidade e o futuro de todos os fenómenos globais, incluindo o investimento direto estrangeiro (IDE) realizado por empresas multinacionais (EMN). A capacidade de atração de IDE revela-se fundamental para o crescimento e desenvolvimento económico dos países. Muitos têm sido os estudos que permitem explicar qual a motivação e o que leva as EMN a investir numa determinada economia. O objetivo deste estudo é analisar empiricamente o impacto da crise económico-financeira mundial na atração de fluxos de investimento direto estrangeiro dos países, nomeadamente em termos dos seus principais determinantes. O estudo empírico considera os fluxos de IDE recebidos em 195 países, constituindo uma amostra muito representativa da população, contempla observações de dois períodos de tempo, antes e pós crise, e é realizado através da construção e estimação de um modelo econométrico de análise de dados em painel. A análise será realizada tendo em consideração o mundo como um todo e cada continente de forma individual. Conclui-se que a estrutura das relações de IDE foi significativamente alterada com o aparecimento da recente crise económico-financeira mundial, sobretudo nos países desenvolvidos. Determinantes como a dimensão do mercado, a abertura ao comércio com o exterior e o capital humano eram os mais relevantes para explicar as relações de IDE no período anterior à crise. Atualmente, a estabilidade económica e política aparenta ser o determinante que melhor explica os fluxos de IDE recebidos pelos países.
- Particularidades da internacionalização e comércio internacional na indústria portuguesa de moldes para plásticos – o caso do grupo MoldoestePublication . Silva, Jessica Mariana Pedroso; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente documento tem como objetivo evidenciar o peso da internacionalização e do comércio internacional na indústria portuguesa de moldes para plásticos. Focando a empresa acolhedora para realização de estágio curricular, o Grupo Moldoeste, o presente estudo permitirá clarificar o seu percurso no mercado externo, as orientações seguidas e as estratégias delineadas, bem como analisar as técnicas de comércio internacional usadas diariamente para fidelizar os clientes e satisfazer as suas necessidades. Relacionando as tarefas executadas durante o estágio com a aprendizagem proveniente da literatura, foi efetuada uma análise crítica às estratégias práticas de atuação do Grupo Moldoeste a nível de internacionalização, cujos resultados fundamentais, em termos de aspetos positivos, são a constatação da elevada qualidade da gestão de clientes por parte da empresa, que tem permitido uma forte fidelização dos mesmos, e a significativa aposta na inovação e em novas tecnologias, que tem permitido à Moldoeste diferenciar-se da concorrência e atuar em nichos de mercado mais específicos e com maiores perspetivas de crescimento futuro. Por outro lado, em termos de aspetos menos positivos, a empresa aparenta ter algumas dificuldades em termos de política ambiental e na forma como lida com a concorrência proveniente do mercado asiático. No final deste estudo, foi possível entender que internacionalização, inovação e garantia de satisfação das necessidades dos clientes são os três pilares fundamentais que trilham o sucesso das empresas portuguesas de moldes para plásticos.
- Student intentions towards sustainability accounting in emerging countries (case Malaysia and Philippines)Publication . Miettinen, Nina Kristiina; Eugenio, Teresa Cristina Pereira; Carreira, Pedro Manuel RodriguesWhen people think about sustainability, it usually brings to their mind helping the planet with recycling, saving energy and choosing the better option for the environment when possible. However, sustainability is much more. Sustainability accounting now gets attention worldwide. The accountants’ knowledge of the Triple Bottom Line, which is measuring sustainability performance with economic, social and environmental aspects, is increasing. It is not enough anymore to look at just profits and financial capital. Stakeholders want to see disclosures that include social, human and environmental aspects (Bremser, 2014). Education is said to be very important in achieving sustainable development. To put more focus on education, the United Nations have for example named years 2005-2014 the Decade of Education for Sustainable Development. Their goal is to integrate sustainable development into learning and promote changes of attitude towards sustainability. Similar programs to this are also in other parts of the world, as for example Australian National Strategy for Ecologically Sustainable Development (Hazelton & Haigh, 2010). Students also see sustainability as a very interesting topic. They realize that mastering sustainability accounting can be an advantage since they will probably be using it in their future jobs (Bremser, 2014). The main aim of this research is to understand the students’ intention towards sustainability accounting, in the emerging counties of Malaysia and Philippines. This research uses: content analysis to conclude about how sustainability accounting is combined to students` courses of their degree programs; a sustainability index model to understand how sustainable the schools are; and a questionnaire to collect data about students` future intentions on using sustainability accounting. The hypotheses were tested with OLS estimation and Gretl software. The questionnaire had overall 177 full responses together from Malaysia and Philippines. From the results we can see that the main findings are: the more sustainable the school is, the more their students care about the opinions of environmental responsibility of the people surrounding them, especially their professors; also, if the students have good resources to be environmentally responsible, they will more likely engage in sustainability accounting. We could not get support for the sustainability of the school affecting the attitude of students towards sustainability accounting. Neither we could not find support that a favorable attitude towards sustainability accounting of the students would increase their intention to engage in it. The main contributions of the present research were the consideration of the theory of planned behavior in a different context, which can be of assistance to the United Nations 2030 agenda trying to achieve sustainable development and especially to the 17 goals of the agenda. In addition, the study contributes to alert to the inclusion of the topic of sustainability on education and, lastly, it contributes to the research on emerging Southeast Asian countries in a sustainable development and sustainability accounting context, which is relevant as the quality of the sustainability reporting is lacking and the sustainable development has been very rapid.