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Repositório IC-Online

Institution's Scientific Repository

 

IC-Online, the Institutional Repository of Scientific Information of the Polytechnic of Leiria (IPLeiria), is part of the RCAAP Project (Open Access Scientific Repositories of Portugal). Its main objectives are to organise, preserve and disseminate the scientific production of the Polytechnic of Leiria (IPLeiria), helping to increase the visibility and impact of the institution's scientific publications.

The IC-Online Repository includes various types of digital documents, such as articles from national and international scientific journals, papers from congresses and conferences, master's dissertations and doctoral theses, among others.

Recent Submissions

NNdef: livecoding digital musical instruments in SuperCollider using functional reactive programming
Publication . Negrão, Miguel Cerdeira
The SuperCollider audio synthesis environment allows the definition of Synths, digital instruments which generate sound using a graph of interconnected unit generators. In SuperCollider the definition of a Synth is mostly declarative, on the other hand the logic for controlling parameters of a Synth using musical controllers is usually implemented in a different context using callbacks and explicit state. This paper presents a different approach where functional reactive programming (FRP) is used to define the control logic of the instrument, taking inputs from musical controllers, mobile apps or graphical user interface (GUI) widgets and sending outputs to the audio graph. Both audio and FRP graphs are defined in the same context and compiled simultaneously avoiding a hard division between audio and control logic. An FRP implementation is used in the NNdef class to enable livecoding of both audio and FRP code, with hotswap allowing an interactive workflow. Also included is a system to persist the state in the FRP network in order to save and recall the instrument at a later time.
Questões de Liderança e Gestão Escolar associadas à Implementação de uma Comissão Administrativa Provisória (CAP)
Publication . Martins, Teresa Isabel Girardo; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
O presente estudo analisa a atuação das Comissões Administrativas Provisórias (CAP) no sistema educativo português, enquanto modelo de gestão transitória em contextos de rutura na liderança escolar. A investigação centra-se nas perceções de quatro presidentes de CAP quanto ao seu papel como líderes e gestores educativos, destacando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e as dinâmicas institucionais envolvidas. Com base numa abordagem qualitativa, sustentada por entrevistas semiestruturadas e revisão documental, o estudo procura responder à questão: “Como é que os/as Presidentes da CAP percecionam a sua atividade enquanto gestores e líderes educativos?” Os dados recolhidos revelam que a construção de legitimidade e a liderança adaptativa são fatores essenciais para o sucesso da gestão provisória, especialmente em contextos marcados por resistência interna e limitações normativas. As principais conclusões do estudo organizam-se em seis dimensões: (I) Trajetórias profissionais e legitimidade – todos os presidentes possuem forte ligação ao meio escolar, sendo esta conexão crucial para a aceitação da sua liderança; (II) Desafios e fragilidades – a resistência da comunidade escolar e os constrangimentos legais dificultam a implementação de mudanças estruturais; (III) Estratégias de liderança – evidencia-se uma liderança flexível, distribuída e baseada na negociação; (IV) Diferenças entre CAP e direção tradicional – a CAP caracteriza-se por uma atuação urgente e de curto prazo, contrastando com a estabilidade da direção eleita; (V) Apoio institucional – o suporte da tutela e de entidades locais é determinante para a eficácia da gestão; (VI) Gestão de crises – a atuação em situações inesperadas exige resiliência e capacidade de resposta imediata. Conclui-se que a liderança nas CAPs requer competências específicas, nomeadamente na construção de consensos, na gestão de conflitos e na articulação com os órgãos colegiais e a tutela. Assim, o estudo contribui para o aprofundamento da compreensão sobre a liderança em contextos escolares provisórios e oferece orientações para a formação contínua de líderes educativos, bem como para a revisão de políticas públicas que sustentem uma gestão escolar eficaz, democrática e adaptada aos desafios contemporâneos.
Interannual variability of precipitation distribution patterns in Southern Portugal
Publication . Mourato, S.; Moreira, M.; Corte‐Real, J.
Southern Portugal is characterized by an irregular distribution of precipitation which is highly variable from year to year, requiring a clear ascertaining if the pattern of the precipitation is changing due to climate variability or climate change. In this paper, the authors applied several statistical methods to annual and seasonal time series of precipitation during the period 1931-2006, in order to detect trends and evaluate the variability in the frequencies of occurrence of dry and wet periods and also to assess spatial distribution patterns. The statistical methods include homogeneity tests, Mann-Kendall test, simple moving averages and cluster analysis. In spring, the authors detected a lack of homogeneity in the precipitation time series and a significant decreasing trend of precipitation was identified, by using simple moving averages and the Mann-Kendall test. Cluster analyses also confirmed the results and identified significant trends in the interannual and spatial distributions of dry, normal and wet years. It is concluded that the annual precipitation regime in the North interior sector is becoming drier, as the winter and spring also become drier. The only season in which a precipitation increase is observed is at fall and near the sea, but even for that region springs are also becoming drier.
Espaços com Voz: A Agência das Crianças, Famílias e Comunidade Educativa na Transformação do Espaço Exterior do Jardim de Infância
Publication . Inácio, Rui Pedro Lourenço; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de
O presente estudo teve como objetivo acompanhar a transformação do espaço exterior de um Jardim de Infância, procurando criar um cenário de fruição e de aprendizagens significativas por meio de um processo participativo e colaborativo. Centrada na questão-problema “Como transformar e otimizar o espaço exterior de um Jardim de Infância, com a participação ativa das crianças, famílias e comunidade, de modo a criar um ambiente de bem-estar, de exploração e de aprendizagens significativas?” a investigação propõe explorar as necessidades, os interesses e as expectativas dos diferentes intervenientes, com vista a coconstruir um ambiente educativo mais rico, inclusivo e promotor do desenvolvimento e de aprendizagens. A requalificação do espaço foi entendida não apenas como uma ação física, mas como um processo pedagógico, social e relacional, marcado pela intencionalidade educativa e pela escuta ativa das crianças. Definiu-se o projeto de intervenção como “Vozes que Transformam”. As crianças desempenharam um papel central, sendo envolvidas desde o diagnóstico até à planificação e intervenção no espaço, exercendo a sua agência e protagonismo. A participação das famílias e da comunidade revelou-se determinante na consolidação da relação escola-família-comunidade, contribuindo para a valorização do espaço exterior enquanto contexto educativo. Inserido no paradigma interpretativista e sustentado na metodologia da Investigação-Ação, o estudo privilegiou uma abordagem qualitativa, recorrendo a técnicas como observação participante, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental. Esta opção metodológica procurou compreender os significados atribuídos à vivência do espaço exterior, valorizando a perspetiva dos intervenientes e permitindo uma intervenção situada e reflexiva. A investigação assumiu, assim, um compromisso com a transformação da realidade, promovendo uma melhoria efetiva das práticas educativas e do contexto em análise. O diagnóstico inicial revelou fragilidades ao nível da segurança, da atratividade e das oportunidades que proporcionava. No entanto, evidenciou também potencialidades, como áreas naturais subvalorizadas, que foram otimizadas para acolher brincadeiras diversificadas, a interação social e o contacto com a natureza. A intervenção culminou num espaço exterior mais estruturado, acessível e, esteticamente, mais cuidado, potenciador de aprendizagens integradas e do desenvolvimento holístico das crianças. Os resultados mostram que o espaço exterior, quando concebido de forma participada, se constitui como um terceiro educador, estimulando a autonomia, a criatividade e a construção de conhecimento em interação com os outros e com o meio. Conclui-se, assim, que transformar o espaço exterior é promover um processo educativo e social intencional, capaz de fomentar aprendizagens significativas, fortalecer vínculos e consolidar práticas educativas enraizadas na participação, na escuta e no respeito pela criança.
Consumers’ Acceptance and Willingness to Pay for Innovative and Sustainable Food – an Exploratory Study
Publication . C., João Maurício; Fernandes, Maria Eduarda
The agricultural sector is currently facing several challenges, and needs to evolve to a more sustainable system. Consumers have a major role to play in this transformation. In this sense, this study aims to explore Portuguese consumers’ receptiveness and willingness to pay (WTP) for innovative and more sustainable food. Particularly, for apples produced in an innovative and sustainable way, making using of algae from the Portuguese coast. Additionally, the impact of information provided to consumers about the consequences of consuming this new product, on their receptiveness and willingness to pay, is tested: focusing on health benefits of the new product vs. on the environmental benefits. To this end, an online questionnaire was conducted in Portugal in July 2022. From a sample of 411 valid answers and 396 apple consumers, a wide majority (86.9%) were receptive to this innovative and sustainable apples and was willing to pay a price premium of 0.35 e/kg compared to the conventional apples (average price of 1.95 e/kg for sustainable apples, compared to 1.60 e/kg for conventional apples). This WTP was not influenced by the type of information provided in terms of benefits of the new product (health vs. environment) but the acceptance for the innovative apple increased with the provision of information. Additionally, some respondent’s ecological consumption habits and socioeconomic characteristics demonstrated to be statistically significant for the WTP. These results indicate that consumers are aware of the need to move towards a more sustainable food sector and value this innovative (and more sustainable) apples.