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Abstract(s)
A tecnologia não deve ser usada apenas para mudar o modo de como o
aluno tem acesso à informação, é também importante integrá-la
pedagogicamente na sua aprendizagem, de forma ativa e criativa.
Existem diversos modelos de integração pedagógica da tecnologia. O
modelo desenvolvido por Kimmons em 2020, PIC RAT, é um modelo
focado no aluno e orientado pela pedagogia, que incentiva o professor
a pensar sobre o uso eficaz da tecnologia, de modo a fortalecer o
envolvimento e o desempenho dos alunos e a contribuir para o
desenvolvimento de competências de aprendizagem.
Urge refletir sobre o insucesso dos alunos na disciplina de Física e
Química, e desenvolver neles, competências de aprendizagem para lidar
com os desafios do século XXI. Neste projeto de investigação-ação,
paralelamente à implementação do ePortfolio, criaram-se diversos
contextos de aprendizagem assentes em metodologias ativas, onde se
fez a integração pedagógica da tecnologia, de modo a responder à
seguinte questão: De que modo a utilização de ePortfolios potencia o
desenvolvimento de competências de aprendizagem profunda, em
alunos de 10º Ano, na disciplina de Física e Química?
O ePortfolio, constituiu um importante pilar nesta investigação-ação, já
que, permitiu avaliar a integração da tecnologia (usando o modelo de
PIC RAT) e forneceu evidências relativas ao desenvolvimento das
competências de aprendizagem profunda. A análise dos dados permitiu
concluir que os contextos de aprendizagem assentes em metodologias
ativas, são meios propiciadores da utilização da tecnologia. Concluiu se também que o modelo PICRAT constitui uma ferramenta
interessante para o professor e que deve ser usada para facilitar a
integração pedagógica da tecnologia. As evidências permitiram
também concluir que a utilização pedagógica da tecnologia, contribuiu
para que os alunos tivessem progredido no desenvolvimento
competências de aprendizagem profunda.
Description
Keywords
Aprendizagem da Física e Química ePortfolio Modelo PICRAT Competências de aprendizagem profunda Contextos de aprendizagem