Repository logo
 
Publication

Utilização do ePortfolio como contexto integrador da tecnologia na aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorVieira, Susana Urbana Caldeira
dc.date.accessioned2023-01-27T15:26:32Z
dc.date.available2023-01-27T15:26:32Z
dc.date.issued2022-11-07
dc.description.abstractA tecnologia não deve ser usada apenas para mudar o modo de como o aluno tem acesso à informação, é também importante integrá-la pedagogicamente na sua aprendizagem, de forma ativa e criativa. Existem diversos modelos de integração pedagógica da tecnologia. O modelo desenvolvido por Kimmons em 2020, PIC RAT, é um modelo focado no aluno e orientado pela pedagogia, que incentiva o professor a pensar sobre o uso eficaz da tecnologia, de modo a fortalecer o envolvimento e o desempenho dos alunos e a contribuir para o desenvolvimento de competências de aprendizagem. Urge refletir sobre o insucesso dos alunos na disciplina de Física e Química, e desenvolver neles, competências de aprendizagem para lidar com os desafios do século XXI. Neste projeto de investigação-ação, paralelamente à implementação do ePortfolio, criaram-se diversos contextos de aprendizagem assentes em metodologias ativas, onde se fez a integração pedagógica da tecnologia, de modo a responder à seguinte questão: De que modo a utilização de ePortfolios potencia o desenvolvimento de competências de aprendizagem profunda, em alunos de 10º Ano, na disciplina de Física e Química? O ePortfolio, constituiu um importante pilar nesta investigação-ação, já que, permitiu avaliar a integração da tecnologia (usando o modelo de PIC RAT) e forneceu evidências relativas ao desenvolvimento das competências de aprendizagem profunda. A análise dos dados permitiu concluir que os contextos de aprendizagem assentes em metodologias ativas, são meios propiciadores da utilização da tecnologia. Concluiu se também que o modelo PICRAT constitui uma ferramenta interessante para o professor e que deve ser usada para facilitar a integração pedagógica da tecnologia. As evidências permitiram também concluir que a utilização pedagógica da tecnologia, contribuiu para que os alunos tivessem progredido no desenvolvimento competências de aprendizagem profunda.pt_PT
dc.identifier.tid203220382pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8073
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagem da Física e Químicapt_PT
dc.subjectePortfoliopt_PT
dc.subjectModelo PICRATpt_PT
dc.subjectCompetências de aprendizagem profundapt_PT
dc.subjectContextos de aprendizagempt_PT
dc.titleUtilização do ePortfolio como contexto integrador da tecnologia na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
0 - Relatório Projeto - Susana Vieira (1201339).pdf
Size:
3.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: