Repository logo
 
Publication

Tendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Z

dc.contributor.authorFilipe, Luís Pereira
dc.contributor.authorAleixo, Ana Marta
dc.date.accessioned2017-11-29T15:29:34Z
dc.date.available2017-11-29T15:29:34Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO enfoque no sucesso profissional dos recém-diplomados e o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) para esse desígnio tem vindo a ganhar destaque devido às transformações ocorridas nas últimas décadas. Face ao exposto, é imperativo que as IES se esforcem para melhorar a empregabilidade dos seus diplomados, num esforço de correspondência entre as características das novas gerações e necessidades das empresas. Deste modo, e por forma a dar sequência a um primeiro estudo dirigido a empresas na área do turismo, pretende-se identificar as práticas de recrutamento e seleção e as competências transversais requeridas aos candidatos, por empresas das áreas das engenharias e serviços. Foi possível perceber que as empresas recorrem essencialmente à internet e às redes sociais para procurar os seus candidatos, que utilizam essencialmente o modelo Europass de CV, que se preocupam bastante com as competências e com a experiência profissional adquirida, e que consideram as competências transversais como tão importantes como as técnicas, com destaque para a aprendizagem, o trabalho de equipa e o comportamento ético, em detrimento da persuasão, da cultura geral e da liderança. Com estes dados é possível ajudar os diplomados a melhorarem a sua empregabilidade, levando-os a desenvolver ferramentas e estratégias adequadas, incentivando essencialmente a uma postura ativa de procura de oportunidades e de melhoria constante do seu percurso académico e profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFilipe, L. P.; Aleixo, A. M. (2017). Tendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Z. In Ana Paula Marques, Carla Sá, Joana R. Casanova & Leandro S. Almeida (org.), Ser diplomado do ensino superior: escolhas, percursos e retornos (pp. 139-159). Braga: Universidade do Minhopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-53-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2861
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.titleTendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Zpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage159pt_PT
oaire.citation.startPage139pt_PT
person.familyNameFilipe
person.familyNameAleixo
person.givenNameLuis
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id6915-7AC9-8487
person.identifier.orcid0000-0003-2092-9530
person.identifier.orcid0000-0002-4541-4560
person.identifier.ridK-7901-2018
person.identifier.scopus-author-id57200016447
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5
relation.isAuthorOfPublicationa9de9356-ecb5-4ed7-a3e1-c5860be62dc9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya9de9356-ecb5-4ed7-a3e1-c5860be62dc9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cap 8 Ser Diplomado do Ensino Superior (8).pdf
Size:
781.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: