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Advisor(s)
Abstract(s)
O enfoque no sucesso profissional dos recém-diplomados e o
papel das Instituições de Ensino Superior (IES) para esse desígnio
tem vindo a ganhar destaque devido às transformações ocorridas
nas últimas décadas. Face ao exposto, é imperativo que as IES se
esforcem para melhorar a empregabilidade dos seus diplomados,
num esforço de correspondência entre as características das
novas gerações e necessidades das empresas. Deste modo, e por
forma a dar sequência a um primeiro estudo dirigido a empresas
na área do turismo, pretende-se identificar as práticas de
recrutamento e seleção e as competências transversais
requeridas aos candidatos, por empresas das áreas das
engenharias e serviços. Foi possível perceber que as empresas
recorrem essencialmente à internet e às redes sociais para
procurar os seus candidatos, que utilizam essencialmente o
modelo Europass de CV, que se preocupam bastante com as
competências e com a experiência profissional adquirida, e que
consideram as competências transversais como tão importantes
como as técnicas, com destaque para a aprendizagem, o trabalho
de equipa e o comportamento ético, em detrimento da persuasão,
da cultura geral e da liderança. Com estes dados é possível ajudar
os diplomados a melhorarem a sua empregabilidade, levando-os
a desenvolver ferramentas e estratégias adequadas, incentivando
essencialmente a uma postura ativa de procura de oportunidades
e de melhoria constante do seu percurso académico e
profissional.
Description
Keywords
Citation
Filipe, L. P.; Aleixo, A. M. (2017). Tendências do mercado de trabalho: o que esperam as empresas das gerações Millennials e Z. In Ana Paula Marques, Carla Sá, Joana R. Casanova & Leandro S. Almeida (org.), Ser diplomado do ensino superior: escolhas, percursos e retornos (pp. 139-159). Braga: Universidade do Minho
Publisher
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação