Repository logo
 
Publication

Metodologias ativas e tecnologias na Prática Pedagógica e o percurso de uma turma do 6.º ano na resolução de problemas.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.advisorTavares, Dina dos Santos
dc.contributor.authorJoaquim, Juliana Pereira
dc.date.accessioned2025-07-14T14:59:27Z
dc.date.available2025-07-14T14:59:27Z
dc.date.issued2025-06-20
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024, e divide-se em duas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na primeira dimensão, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre os aspetos relevantes do meu percurso ao longo das quatro Práticas Pedagógicas, nos diferentes contextos educativos. Na Dimensão Investigativa, apresenta-se uma investigação numa turma de 6.º ano, com o objetivo de compreender o percurso na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório, bem como o papel da professora na monitorização do processo. Para tal, foram implementados seis problemas envolvendo os conteúdos de divisão de frações, volumes, proporcionalidade direta e regularidades em sequências. Para realizar a investigação adotou-se o paradigma interpretativo com uma abordagem essencialmente qualitativa. Os resultados do estudo evidenciaram que os alunos recorrem a estratégias diversificadas, variando entre estratégias informais e formais conforme o objetivo da tarefa. As dificuldades sentidas relacionam-se com a interpretação do enunciado e, essencialmente, com a justificação e explicitação oral dos seus raciocínios. Paralelamente, constatou-se que a professora adota estratégias diversificadas, garantindo a compreensão dos enunciados, monitorizando ativamente os grupos com intervenções pontuais, selecionando e sequenciando as apresentações e orientando a sistematização significativa das aprendizagens. No entanto, enfrentou desafios na gestão do tempo limitado, na garantia da participação ativa de todos os alunos e na condução das discussões coletivas, com questões pertinentes que levassem à aquisição de aprendizagens significativas.por
dc.identifier.tid203970063
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13631
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEnsino Exploratório
dc.subjectResolução de problemas
dc.subjectPapel do professor
dc.titleMetodologias ativas e tecnologias na Prática Pedagógica e o percurso de uma turma do 6.º ano na resolução de problemas.
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1. Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2. Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatorioPES_ JulianaJoaquim.pdf
Size:
21.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: