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O perfil formativo-profissional do educador social : um estudo a partir das narrativas experienciais de autoformação
| dc.contributor.author | Canastra, Fernando Augusto Coelho | |
| dc.date.accessioned | 2010-11-22T10:57:37Z | |
| dc.date.available | 2010-11-22T10:57:37Z | |
| dc.date.issued | 2007-09 | |
| dc.description | Tese apresentada Ć Universidade Aberta para obtenção do grau de Doutor no domĆnio das CiĆŖncias da Educação, especialidade Educação Pessoal, Social e ComunitĆ”ria. | por |
| dc.description.abstract | O presente estudo visa compreender a forma como um grupo de Sujeitos de investigação tende a (re)apropriar-se do sentido que foi dando ao seu perfil formativo-profissional, tendo como dinâmica autoformativa as suas narrativas experienciais. Neste sentido, opta-se, do ponto de vista metodológico, por convocar uma abordagem hermenêutica, traduzida e concretizada numa metodologia tipo BiogrÔfico-Narrativa. Partindo de um quadro teórico que procura sustentar alguns dos conceitos mobilizados no âmbito desta investigação, elegeu-se o Modelo Dialógico como modelo de anÔlise dos dados recolhidos empiricamente. Este modelo revelou-se inovador, uma vez que nos permitiu dar conta da complexidade a partir da qual se inscrevem as principais implicações teórico-prÔticas deste estudo. Convocando os principais resultados apresentados, analisados e interpretados, realçamos os seguintes: (a) o processo de construção do perfil formativo-profissional tende estar associado ao tipo de implicação pessoal e ao investimento subjectivo que cada Sujeito de investigação convocou, tendo como dinâmica autoformativa a mobilização de uma postura de retroacção reflexiva em torno da sua experiência singular; (b) esta dinâmica de autoformação, combinada e articulada no contexto de um movimento ternÔrio, parece constituir-se como condição determinante do sentido de que se revestem os processos de profissionalização. O principal contributo, que este estudo tende a evidenciar, estÔ relacionado com a existência de uma dinâmica compósita que cada Sujeito de investigação organiza, combina e reactualiza de forma pessoal: as Disposições Pessoais, as Transacções Simbólicas e as Ressonâncias Reflexivas. | por |
| dc.identifier.tid | 101177755 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/344 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.title | O perfil formativo-profissional do educador social : um estudo a partir das narrativas experienciais de autoformação | por |
| dc.type | doctoral thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | doctoralThesis | por |
