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Desenvolvimento e caracterização de materiais compósitos em fibra de carbono com amortecimento piezoelétrico em forqueta de bicicleta de estrada
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rúben, Rui Miguel Barreiros | |
| dc.contributor.advisor | Capela, Carlos Alexandre Bento | |
| dc.contributor.author | Frade, Luis Miguel de Almeida | |
| dc.date.accessioned | 2017-03-23T10:06:40Z | |
| dc.date.available | 2018-09-24T00:30:09Z | |
| dc.date.issued | 2015-09-24 | |
| dc.description.abstract | Os materiais inteligentes são cada vez mais utilizados no desporto de alta competição, para reduzir os impactos e vibrações, aumentando assim o rendimento do atleta. O presente traba-lho tem como objetivo analisar e estudar o comportamento de materiais de alto desempenho, nomeadamente materiais compósitos de fibra de carbono, microesferas ocas de vidro, e piezo-elétrico, aplicados numa forqueta de bicicleta de estrada. Com estes materiais pretende-se aumentar o nível de conforto do ciclista e reduzir o seu nível de fadiga. Numa primeira fase, foi usada uma forqueta de gama alta do fabricante Trek, com a qual fo-ram realizadas simulações em Abaqus com modelos numéricos em modo estático e dinâmico. Foram caracterizadas diversas configurações de forquetas, com e sem a introdução de bandas de fibras piezoelétricas, para medir o amortecimento de vibrações. Na fase seguinte foram produzidas réplicas da forqueta comercial em compósitos de fibra de carbono, com núcleo em microesferas ocas de vidro, tendo por objetivo diminuir o peso da forqueta e reduzir de igual modo as vibrações. As forquetas protótipo foram sujeitas a ensaios mecânicos de vibração e de impacto, em am-biente laboratorial, de modo a comparar o seu desempenho mecânico e a eficácia do amorte-cimento das vibrações. O núcleo de microesferas ocas de vidro mostrou ser uma boa forma de reduzir o desconforto provocado pelas vibrações, no entanto a forqueta fica mais pesada. O material piezoelétrico mostrou-se, do ponto de vista computacional, relevante para reduzir a amplitude dos desloca-mentos da forqueta. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201657180 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2534 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Forqueta de bicicleta | pt_PT |
| dc.subject | Compósitos de fibra de carbono | pt_PT |
| dc.subject | Piezoelétrico | pt_PT |
| dc.subject | Vibrações | pt_PT |
| dc.subject | Materiais leves e de alto desempenho | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento e caracterização de materiais compósitos em fibra de carbono com amortecimento piezoelétrico em forqueta de bicicleta de estrada | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestre em Engenharia de Concepção e Desenvolvimento de Produto | pt_PT |
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