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A incorporação das rotas turísticas, como complemento ao turismo religioso e ao marketing mix – 4P’s, dos hotéis localizados em Fátima e o impacto na satisfação dos turistas portugueses e estrangeiros: o caso de hotéis de 4 e 3 estrelas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
dc.contributor.authorSantos, Marisa Raquel Ribeiro
dc.date.accessioned2017-06-08T14:28:32Z
dc.date.available2017-06-08T14:28:32Z
dc.date.issued2017-05-11
dc.description.abstractO Turismo exerce influências económicas, sociais e culturais, sendo cada vez mais evidente as proporções deste fenómeno, tanto nos locais turísticos como nas unidades hoteleiras que acolhem os turistas. De facto, esta relação é notória na cidade de Fátima, onde o Turismo Religioso apresenta uma maior influência. Tendo em consideração que os turistas tendem a conhecer novas regiões e novas ofertas, é crucial que existam sinergias entre os locais turísticos e os hotéis. Assim, os hotéis deverão alargar os seus serviços, incorporando rotas turísticas na sua oferta de produto/serviço, de modo a exceder as expectativas e a dar resposta às necessidades dos turistas. O objetivo da presente dissertação é a compreensão da influência da incorporação das rotas turísticas, como complemento ao turismo religioso e ao marketing mix – 4P’s dos hotéis localizados em Fátima e o impacto na satisfação dos turistas portugueses e estrangeiros. Para este efeito, procedeu-se à recolha de dados secundários e primários, sendo este último caracterizado pela aplicação de questionários (na língua portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e francesa), em três hotéis localizados em Fátima. No total, obtiveram-se 30 questionários válidos, que foram analisados através do programa IBM SPSS Statistics 22, mais concretamente através da aplicação da correlação de Spearman e Pearson, e dos testes de Wilcoxon, teste t de Student e do teste de Mann-Whitney. Através dos dados obtidos, é possível concluir que a incorporação de rotas turísticas influencia positivamente a escolha dos hotéis, assim como o prolongamento nos mesmos e o volume de negócios destes. Há diversos estudos que analisam o impacto do marketing mix na indústria hoteleira, contudo desconhecem-se estudos que analisam a influência da incorporação das rotas turísticas, como complemento ao turismo religioso e ao marketing mix – 4P’s, dos hotéis localizados em Fátima e o impacto na satisfação quer nos turistas portugueses quer nos turistas estrangeiros. Assim, este estudo pretende contribuir para o conhecimento na área, bem como sugerir práticas aos gestores dos hotéis sobre o desenvolvimento de atividades do marketing mix – 4P’s, que visam o aumento da satisfação dos turistas, e consequente melhoramento da performance das unidades hoteleiras.pt_PT
dc.identifier.tid201704781pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2598
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectTurismo religiosopt_PT
dc.subjectFátimapt_PT
dc.subjectHotéispt_PT
dc.subjectMarketing mixpt_PT
dc.subjectRotas turísticaspt_PT
dc.subjectTuristas portugueses e turistas estrangeirospt_PT
dc.titleA incorporação das rotas turísticas, como complemento ao turismo religioso e ao marketing mix – 4P’s, dos hotéis localizados em Fátima e o impacto na satisfação dos turistas portugueses e estrangeiros: o caso de hotéis de 4 e 3 estrelaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Negócios Internacionaispt_PT

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