Publication
Refletindo e Investigando na Educação de Infância
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.advisor | Brites, Silvia Manuela dos Reis | |
dc.contributor.author | Domingues, Ana Beatriz e Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-12-09T15:44:01Z | |
dc.date.embargo | 2025-06-09 | |
dc.date.issued | 2023-06-11 | |
dc.description.abstract | Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Tem como principal objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, apresentando, também, um estudo investigativo sobre o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Assim, o relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira inclui uma dimensão reflexiva do contexto de Creche e integra uma reflexão crítica e fundamentada. Neste primeiro capítulo, foram evidenciadas as Expetativas Iniciais, Atividades Desenvolvidas, Rotinas, Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas. Para terminar esta parte expuseram-se aspetos conclusivos. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde foi feita uma reflexão fundamentada, incidindo sobre as Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas e a Metodologia de Trabalho por Projeto. O segundo, inclui a Dimensão Investigativa do relatório, tendo como foco o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Este estudo segue um paradigma qualitativo de caráter descritivo e os resultados obtidos evidenciam que a identidade de género é desenvolvida a partir das relações com os outros (pares, família, sociedade) e com o meio. Por fim, a terceira e última parte do relatório, aborda a dimensão reflexiva, em contexto de Jardim de Infância, da rede pública. Esta reflexão versa sobre a Caracterização do Grupo de Crianças, Prática Pedagógica em Jardim de Infância II, Dificuldades Sentidas VS Aprendizagens Realizadas, Portefólio: um processo do desenvolvimento e aprendizagens da criança e, por último, algumas Considerações Finais sobre a experiência de Estágio Curricular. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417372 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da identidade | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Estereótipos | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Género | pt_PT |
dc.subject | Sexo | pt_PT |
dc.title | Refletindo e Investigando na Educação de Infância | pt_PT |
dc.title.alternative | O Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório Final_Ana Beatriz e Silva Domingues.pdf
- Size:
- 1.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: