Repository logo
 
Publication

Refletindo e Investigando na Educação de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.advisorBrites, Silvia Manuela dos Reis
dc.contributor.authorDomingues, Ana Beatriz e Silva
dc.date.accessioned2023-12-09T15:44:01Z
dc.date.embargo2025-06-09
dc.date.issued2023-06-11
dc.description.abstractEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leira. Tem como principal objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas nas Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, apresentando, também, um estudo investigativo sobre o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Assim, o relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira inclui uma dimensão reflexiva do contexto de Creche e integra uma reflexão crítica e fundamentada. Neste primeiro capítulo, foram evidenciadas as Expetativas Iniciais, Atividades Desenvolvidas, Rotinas, Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas. Para terminar esta parte expuseram-se aspetos conclusivos. A segunda parte do relatório diz respeito a toda a experiência vivida em contexto de Jardim de Infância da rede privada e contém dois capítulos. O primeiro recai sobre a dimensão reflexiva, onde foi feita uma reflexão fundamentada, incidindo sobre as Aprendizagens Realizadas VS Dificuldades Sentidas e a Metodologia de Trabalho por Projeto. O segundo, inclui a Dimensão Investigativa do relatório, tendo como foco o Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infância. Este estudo segue um paradigma qualitativo de caráter descritivo e os resultados obtidos evidenciam que a identidade de género é desenvolvida a partir das relações com os outros (pares, família, sociedade) e com o meio. Por fim, a terceira e última parte do relatório, aborda a dimensão reflexiva, em contexto de Jardim de Infância, da rede pública. Esta reflexão versa sobre a Caracterização do Grupo de Crianças, Prática Pedagógica em Jardim de Infância II, Dificuldades Sentidas VS Aprendizagens Realizadas, Portefólio: um processo do desenvolvimento e aprendizagens da criança e, por último, algumas Considerações Finais sobre a experiência de Estágio Curricular.pt_PT
dc.identifier.tid203417372pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9035
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da identidadept_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectSexopt_PT
dc.titleRefletindo e Investigando na Educação de Infânciapt_PT
dc.title.alternativeO Desenvolvimento da Identidade de Género no Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final_Ana Beatriz e Silva Domingues.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: