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Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferreira, José Brites | |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Henriques, Justina Maria Nunes da Veiga | |
dc.date.accessioned | 2016-06-29T14:40:40Z | |
dc.date.available | 2016-06-29T14:40:40Z | |
dc.date.issued | 2016-05-23 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura estudar as perceções dos pais e encarregados de educação dos alunos, acerca de um Mega-Agrupamento de escolas, na região centro do país. Elaborámos o enquadramento teórico, tendo em vista duas entidades que se complementam, como parceiras privilegiadas da comunidade educativa: a escola e a família. Consideramos uma problemática atual e pertinente, fruto de um processo participativo nem sempre consensual. Salientamos os principais normativos legais referentes aos encarregados de educação, desde a constituição da República Portuguesa. Assim, são de 1976 os primeiros indícios no sentido de capacitar os pais dos direitos de se fazerem ouvir e representar nas organizações escolares. As definições que os pais constroem acerca da escola repercutem-se na sua participação parental, pautando o seu envolvimento e repercutem-se nos educandos, facto a que devemos estar atentos. Por outro lado, a escola, como organização, tem sofrido uma evolução nem sempre linear, desde a implementação das primeiras políticas de autonomia, nos finais do século XX, até à formalização dos atuais Mega-Agrupamentos de escolas. O projeto educativo assume-se como o documento que define a política e a orientação da instituição escolar. É o instrumento de autonomia da escola e pretende-se que seja elaborado com a participação da comunidade educativa, de que os pais são parte essencial. O estudo empírico efetuado englobou a adoção de métodos qualitativos e quantitativos, associados a técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a entrevista, o inquérito por questionário e a recolha documental, dos quais procurámos retirar os dados que nos proporcionaram um estudo tão representativo da realidade quanto possível e aplicado a uma realidade específica. Procurámos executar o estudo com rigor e fidelidade, reconhecendo, porém, as suas limitações. O exemplo de outra amostragem, ou de outro contexto, teria refletido outros resultados e perspetivas da realidade em estudo, tão vasta e propícia a estudos por parte de investigadores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201202662 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1943 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.title | Perceções dos encarregados de educação acerca de um mega-agrupamento de escolas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
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