Publication
Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mourão, Alda Maria Martins | |
dc.contributor.advisor | Alves, Dina Catarina Duarte | |
dc.contributor.author | Marques, Sofia Isabel Carvalho da Silva Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T14:15:22Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T14:15:22Z | |
dc.date.issued | 2022-02-07 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso na prática pedagógica nos diferentes contextos e níveis de ensino. Na segunda parte, é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, através da realização de um estudo no contexto da disciplina de História e Geografia de Portugal, num 6.º ano de escolaridade de uma escola pública de Leiria. Esta investigação de cariz qualitativo procura perceber se as atividades propostas que envolvem empatia histórica fomentam a compreensão dos conteúdos na referida disciplina. Os dados recolhidos evidenciaram que, no início da investigação, os alunos se encontravam no nível mais baixo de progressão empática. Com a implementação de atividades que envolvem a empatia, foram evoluindo para um nível mais elevado, demonstrando-se, portanto, que atividades que envolvam empatia histórica fomentam a compreensão histórica dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203037294 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7363 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Compreensão Histórica | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2ºciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino de História | pt_PT |
dc.title | Uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada: a empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º ciclo de Português, História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Sofia Marques_Relatório de Prática supervisionada_Empatia no desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos numa turma de 6.ºano_após correçoes formais.pdf
- Size:
- 1.13 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: