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Modelação do impacto da circulação rodoviária da N1 na qualidade do ar em Leiria

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambientept_PT
dc.contributor.advisorAires, Luís Miguel Igreja
dc.contributor.authorSoares, Jorge Manuel da Silva
dc.date.accessioned2017-03-20T12:10:21Z
dc.date.available2017-03-20T12:10:21Z
dc.date.issued2014-06-24
dc.description.abstractAtualmente o setor dos transportes é responsável por uma emissão significativa de poluentes para a atmosfera originando consequências graves ao nível da degradação da qualidade do ar e na saúde pública, com maior intensidade em meios urbanos onde o tráfego automóvel é maior. Nesse sentido é importante determinar as emissões que resultam dos transportes rodoviários para auxiliar nas medidas que visem a redução dos impactes resultantes dessas emissões. Neste trabalho foi determinada a contribuição das emissões provenientes dos transportes rodoviários resultantes da estrada nacional N1 para a qualidade do ar em Leiria. Esta estimativa teve como base dados reais do tráfego automóvel registado num local de estudo situado na N1. O tráfego rodoviário do local de estudo foi caracterizado em termos de volume, cilindrada, tipo de combustível, ano de fabrico e categoria (ligeiro, pesado, mercadorias, motociclo, etc…), culminando na modelação da emissão de poluentes e gases com efeito de estufa (GEE), com recurso a um software de emissões, o copert, da Agência Europeia do Ambiente. Com base nos dados de emissão foram estimadas as concentrações dos poluentes em estudo, nomeadamente o NO2, PM10 e CO, em vários recetores localizados em Leiria, usando o software de dispersão caline. Para avaliar o impacto das emissões na qualidade do ar do local de estudo foram efetuados vários cenários possíveis, caracterizados por diferentes condições atmosféricas. Com o objetivo de validar os resultados obtidos no modelo de dispersão caline, foram efetuadas medições dos poluentes no local para estudo, aferindo assim os resultados da modelação da dispersão. Foram ainda efetuadas medições meteorológicas que serviram como dados de input para os cálculos. Os resultados permitiram verificar que as contribuições das emissões obtidas nos vários cenários simulados provenientes da estrada nacional N1 são pouco significativas para a qualidade do ar em Leiria.pt_PT
dc.identifier.tid201650037pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2530
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmissõespt_PT
dc.subjectQualidade do arpt_PT
dc.subjectModelaçãopt_PT
dc.subjectCopertpt_PT
dc.subjectCalinept_PT
dc.subjectTráfego rodoviáriopt_PT
dc.titleModelação do impacto da circulação rodoviária da N1 na qualidade do ar em Leiriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia da Energia e do Ambientept_PT

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Tese de Mestrado de EEA Jorge Soares 2120886 2015.pdf
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