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- A massagem lipolítica terapêutica para os seniores e seus benefíciosPublication . Silva, Alcimary Pereira Maurício da; Monteiro, Baltazar RicardoEste projeto surge na sequência de um estágio de investigação-ação na intervenção na área da massagem, através de tratamentos de massagem lipolítica aplicadas aos seniores. Esta observação permite mostrar a importância do toque através da massagem, verificar a redução de medidas, maximizando o bem-estar físico, focado para escalões etários, bem como mostrar a importância da imagem corporal, do toque e os benefícios da massagem lipolítica terapêutica para o sénior. O objetivo geral deste trabalho é identificar os benefícios da massagem lipolítica terapêutica num grupo de pessoas com mais de 65 anos, podendo assim observar quais os ganhos que esta técnica pode proporcionar na promoção da saúde, bem- estar físico e psicológico. A simbiose da imagem física com o bem-estar só será atingida no decorrer dos tratamentos e em função de cada participante, visando assim compreender as diferenças na perceção da imagem corporal de cada indivíduo, verificar os efeitos sentidos pelos participantes, após o programa de massagem, fazendo com que possamos relacionar, assim, os benefícios que o tratamento pode trazer. Neste trabalho fazemos uma abordagem interdisciplinar na visão do cuidar, em que, hoje em dia, a busca de novas alternativas holísticas, melhora a imagem corporal e bem-estar físico através da massagem, com resultados satisfatórios, aumentando a confiança do praticante, obtendo melhorias a nível da imagem corporal e bem-estar físico e psicológico.
- Modelação do impacto da circulação rodoviária da N1 na qualidade do ar em LeiriaPublication . Soares, Jorge Manuel da Silva; Aires, Luís Miguel IgrejaAtualmente o setor dos transportes é responsável por uma emissão significativa de poluentes para a atmosfera originando consequências graves ao nível da degradação da qualidade do ar e na saúde pública, com maior intensidade em meios urbanos onde o tráfego automóvel é maior. Nesse sentido é importante determinar as emissões que resultam dos transportes rodoviários para auxiliar nas medidas que visem a redução dos impactes resultantes dessas emissões. Neste trabalho foi determinada a contribuição das emissões provenientes dos transportes rodoviários resultantes da estrada nacional N1 para a qualidade do ar em Leiria. Esta estimativa teve como base dados reais do tráfego automóvel registado num local de estudo situado na N1. O tráfego rodoviário do local de estudo foi caracterizado em termos de volume, cilindrada, tipo de combustível, ano de fabrico e categoria (ligeiro, pesado, mercadorias, motociclo, etc…), culminando na modelação da emissão de poluentes e gases com efeito de estufa (GEE), com recurso a um software de emissões, o copert, da Agência Europeia do Ambiente. Com base nos dados de emissão foram estimadas as concentrações dos poluentes em estudo, nomeadamente o NO2, PM10 e CO, em vários recetores localizados em Leiria, usando o software de dispersão caline. Para avaliar o impacto das emissões na qualidade do ar do local de estudo foram efetuados vários cenários possíveis, caracterizados por diferentes condições atmosféricas. Com o objetivo de validar os resultados obtidos no modelo de dispersão caline, foram efetuadas medições dos poluentes no local para estudo, aferindo assim os resultados da modelação da dispersão. Foram ainda efetuadas medições meteorológicas que serviram como dados de input para os cálculos. Os resultados permitiram verificar que as contribuições das emissões obtidas nos vários cenários simulados provenientes da estrada nacional N1 são pouco significativas para a qualidade do ar em Leiria.