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Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de caso

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Vítor Hugo Santos
dc.contributor.authorMatias, Paula Cristina Pereira
dc.date.accessioned2016-03-09T15:23:42Z
dc.date.available2016-03-09T15:23:42Z
dc.date.issued2015-12-21
dc.description.abstractA internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam tendo em conta a empresa, o tipo de atividade, os recursos disponíveis e o país para o qual se pretende internacionalizar. Este é um procedimento meticuloso e demorado na medida em que é necessário calcular os custos e riscos associados à internacionalização e implica um estudo prévio aprofundado sobre o país e o mercado de destino para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, para os mercados da Polónia e da Roménia. Para o efeito foi utilizada a metodologia do estudo caso por ser o método de pesquisa qualitativa mais adequado. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa e dos mercados, e analisada a escolha destes países, as motivações, modos de entrada e obstáculos associados à expansão internacional. São analisados também os objetivos internacionais atuais e futuros do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das teorias da internacionalização e as estratégias utilizadas pela empresa, onde se verificaram semelhanças com a Teoria de Uppsala, da Vantagem Competitiva e das Redes. Por fim, procura ainda descrever o período de 1620 horas de estágio na Índice ICT & Management, Lda., onde são apresentados os objetivos propostos e as tarefas desenvolvidas.pt_PT
dc.identifier.tid201076020pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1596
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectTeorias da Internacionalizaçãopt_PT
dc.subjectPolóniapt_PT
dc.subjectRoméniapt_PT
dc.titleEstratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Negócios Internacionaispt_PT

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