Repository logo
 
Publication

Entre a reflexão e a investigação: problematizando as práticas pedagógicas e pesquisando sobre a resolução de problemas matemáticos por crianças de cinco anos de idade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorMatias, Rafaela da Costa
dc.date.accessioned2025-12-04T12:12:52Z
dc.date.available2025-12-04T12:12:52Z
dc.date.issued2025-11-06
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte são apresentadas e refletidas as experiências desenvolvidas em contexto de Creche, Jardim de Infância e em duas turmas de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo destas reflexões são abordados diversos temas que surgiram ao longo das vivências nos contextos educativos, relacionando-os com referenciais teóricos e legais que enquadram a ação educativa. São ainda evidenciadas algumas propostas educativas proporcionadas, analisados determinados desafios vividos e algumas situações vivenciadas que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a resolução de problemas matemáticos por crianças de cinco anos no contexto de Jardim de Infância. Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo compreender as estratégias utilizadas pelas crianças, na resolução de problemas matemáticos. A análise dos dados revelou que as crianças recorriam maioritariamente às estratégias de simulação e tentativa e erro para chegar à solução do problema proposto. Os resultados mostraram a importância de promover este tipo de experiências de resolução de problemas, selecionados de modo a estimular a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico das crianças, valorizando-se o papel do educador enquanto investigador da sua própria prática. Este relatório espelha um percurso formativo baseado na articulação entre a observação e reflexão, que são pilares fundamentais para uma prática inclusiva, consciente e promotora de aprendizagens significativas.por
dc.identifier.tid204063043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14858
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectEscuta
dc.subjectEstratégias de Resolução de Problemas
dc.subjectObservação
dc.subjectReflexão
dc.subjectResolução de Problemas
dc.titleEntre a reflexão e a investigação: problematizando as práticas pedagógicas e pesquisando sobre a resolução de problemas matemáticos por crianças de cinco anos de idade
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rafaela_Matias_Entre a reflexão e a investigação.pdf
Size:
6.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: