Repository logo
 
Publication

Empresas Tecnológicas em Portugal: Inovar na Comunicação Interna O Caso da WIT Software

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorCasimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro
dc.contributor.authorPinto, Eugénia Cristina Miranda
dc.date.accessioned2016-12-16T15:10:49Z
dc.date.available2016-12-16T15:10:49Z
dc.date.issued2016-11-14
dc.description.abstractNas empresas tecnológicas, empresas que fornecem produtos e serviços resultantes de conhecimento científico e tecnológico avançado, o capital humano é o principal fator crítico. Devido às exigências pela alta qualificação de quadros, as oportunidades profissionais no mercado das tecnológicas (mercado de competitividade extrema e em permanente mudança) surgem a todo o momento, em qualquer lugar. Neste âmbito, a Comunicação Interna é uma peça-chave para a empresa conseguir um público interno motivado e comprometido com a estratégia e visão global da estrutura em que se insere. Assim, compreender o poder dos trabalhadores e desenvolver modelos de Comunicação Interna adequados é, com certeza, um ato de gestão inteligente por parte das empresas. Considerando a ausência de estudos focados na Comunicação Interna em empresas tecnológicas portuguesas, este trabalho pretende investigar e refletir sobre os modelos praticados neste tipo de empresas através do estudo do caso da WIT Software, nascida na Universidade de Coimbra em 2001. Identificar o modelo de Comunicação Interna desenhado por esta tecnológica em dezembro de 2013 e implementado em janeiro de 2014, bem como compreender o seu impacto na satisfação dos trabalhadores, constitui o primeiro propósito deste estudo. Num segundo momento avalia-se a importância da Comunicação Interna no processo de Endomarketing. Os dados obtidos demonstram que a Comunicação Interna tem um forte impacto na satisfação dos trabalhadores da WIT Software e que o modelo praticado por esta empresa tecnológica rompe com os mecanismos clássicos e tradicionais utilizados no processo comunicacional, privilegiando instrumentos inovadores e criativos. Este trabalho evidencia, também, que o modelo adotado pela empresa contribuiu para o Marketing Interno (Endomarketing).pt_PT
dc.identifier.tid201427567pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2310
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação Internapt_PT
dc.subjectEmpresapt_PT
dc.subjectEndomarketingpt_PT
dc.titleEmpresas Tecnológicas em Portugal: Inovar na Comunicação Interna O Caso da WIT Softwarept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese - Eugénia Pinto.pdf
Size:
874.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: