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9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º ano
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro de Carvalho da | pt_PT |
dc.contributor.author | Faria, Susana | |
dc.date.accessioned | 2015-02-03T14:14:27Z | |
dc.date.available | 2015-02-03T14:14:27Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.updated | 2015-01-29T20:08:57Z | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação e Diversidade Cultural. | |
dc.description.abstract | Esta investigação incide sobre o processo de decisão dos alunos relativamente à construção de um projecto vocacional à saída do 9o ano, sendo aquele encarado como um importante momento na construção da sua identidade pessoal e social. Reconhecendo a construção de um projecto vocacional como produto de constrangimentos sociais vários, aqui se reflecte sobre as diferentes formas como podem articular-se as influências da família, do meio, do grupo de pares, do percurso escolar e dos serviços de Orientação Escolar e Profissional. Daqui resulta um conjunto de diferentes formas de conduzir o processo de decisão, o qual não deixa de se relacionar com a problemática da reprodução social e cultural. O trabalho empírico desenvolveu-se em três escolas de meios distintos, nas quais encontramos três modelos de orientação escolar e profissional. Usámos instrumentos de recolha de dados tão diversificados como observação e notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas, junto de alunos, pais e professores. Foi assim possível constatar a influência da origem social no processo de tomada de decisão, bem como a articulação dos níveis macro, meso e microssociológico em tal processo. Por um lado, pelo proporcionar de experiências diversificadas favoráveis à exploração e ao investimento num projecto vocacional. Por outro, pela clivagem detectada na forma como é percepcionado o sucesso escolar obtido durante a escolaridade obrigatória, uma clivagem sociológica que a escola parece não conseguir combater, já que é nos meios mais desfavorecidos que os recursos são mais escassos, nomeadamente no que diz respeito a mecanismos de orientação escolar e profissional. Por outro lado ainda, por percebermos como as políticas educativas (nível macro) regulam muitas políticas de escola (nível meso). | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1287 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.title | 9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | en_US |
oaire.citation.endPage | 17 | en_US |
oaire.citation.issue | 31/01/2012 | en_US |
oaire.citation.startPage | 17 | en_US |
oaire.citation.title | A Página da Educação | en_US |
person.familyName | sousa | |
person.givenName | susana | |
person.identifier.ciencia-id | 3713-1779-FF04 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1316-9804 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391 | |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação e Diversidade Cultural | por |