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9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º ano

dc.contributor.advisorSilva, Pedro de Carvalho dapt_PT
dc.contributor.authorFaria, Susana
dc.date.accessioned2015-02-03T14:14:27Z
dc.date.available2015-02-03T14:14:27Z
dc.date.issued2004
dc.date.updated2015-01-29T20:08:57Z
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, especialização em Educação e Diversidade Cultural.
dc.description.abstractEsta investigação incide sobre o processo de decisão dos alunos relativamente à construção de um projecto vocacional à saída do 9o ano, sendo aquele encarado como um importante momento na construção da sua identidade pessoal e social. Reconhecendo a construção de um projecto vocacional como produto de constrangimentos sociais vários, aqui se reflecte sobre as diferentes formas como podem articular-se as influências da família, do meio, do grupo de pares, do percurso escolar e dos serviços de Orientação Escolar e Profissional. Daqui resulta um conjunto de diferentes formas de conduzir o processo de decisão, o qual não deixa de se relacionar com a problemática da reprodução social e cultural. O trabalho empírico desenvolveu-se em três escolas de meios distintos, nas quais encontramos três modelos de orientação escolar e profissional. Usámos instrumentos de recolha de dados tão diversificados como observação e notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas, junto de alunos, pais e professores. Foi assim possível constatar a influência da origem social no processo de tomada de decisão, bem como a articulação dos níveis macro, meso e microssociológico em tal processo. Por um lado, pelo proporcionar de experiências diversificadas favoráveis à exploração e ao investimento num projecto vocacional. Por outro, pela clivagem detectada na forma como é percepcionado o sucesso escolar obtido durante a escolaridade obrigatória, uma clivagem sociológica que a escola parece não conseguir combater, já que é nos meios mais desfavorecidos que os recursos são mais escassos, nomeadamente no que diz respeito a mecanismos de orientação escolar e profissional. Por outro lado ainda, por percebermos como as políticas educativas (nível macro) regulam muitas políticas de escola (nível meso).por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1287
dc.language.isoporpor
dc.title9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º anopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortoen_US
oaire.citation.endPage17en_US
oaire.citation.issue31/01/2012en_US
oaire.citation.startPage17en_US
oaire.citation.titleA Página da Educaçãoen_US
person.familyNamesousa
person.givenNamesusana
person.identifier.ciencia-id3713-1779-FF04
person.identifier.orcid0000-0002-1316-9804
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication34857b7c-5c99-4dbb-86b2-59123e4e6391
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thesis.degree.disciplineCiências da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação e Diversidade Culturalpor

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