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Avaliação da incorporação de biodiesel em gasóleo rodoviário
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica:Engenharia e Tecnologia:Engenharia do Ambiente | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Sílvia Maria Carriço Santos | |
dc.contributor.author | Matias, Cristiano Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-02-23T15:38:17Z | |
dc.date.available | 2018-12-11T01:30:09Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.description.abstract | O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gordura animal. A sua utilização tem vindo a assumir um papel importante na defesa da sustentabilidade e na redução da dependência dos combustíveis fósseis. Em Portugal, a incorporação de biodiesel no gasóleo rodoviário é uma imposição legal desde 2010. O Decreto-Lei n.º 117/2010, de 25 de outubro, que estabelece critérios de sustentabilidade para a produção e utilização de biocombustíveis, obriga a uma incorporação mínima de 6,75% em volume de FAME. No entanto, o Decreto-Lei n.º 89/2008, de 30 de maio, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 142/2010, de 31 de dezembro, que estabelece as normas referentes às especificações técnicas aplicáveis aos combustíveis, limita a incorporação de FAME em 7%. Para verificar se o gasóleo rodoviário cumpre os limites impostos, foram recolhidos dois lotes de 14 amostras de gasóleo rodoviário, de 7 marcas diferentes, nos distritos de Leiria e Lisboa. O teor de FAME das amostras foi determinado através da análise por espetroscopia FTIR e curva de calibração direta utilizando a área do pico entre 1700 e 1800 cm-1. Os resultados da análise ao teor de FAME das amostras de gasóleo rodoviário revelaram que todas cumprem o limite mínimo de 6,75% em volume de FAME, imposto pelo Decreto-Lei n.º 117/2010, mas nem todas as amostras cumprem o limite máximo de 7%, imposto pelo Decreto-Lei n.º 89/2008. A massa volúmica, a viscosidade e o teor de água das amostras de gasóleo rodoviário também foram analisadas, constatando-se que estão todas em conformidade com as especificações do Decreto-Lei n.º 89/2008. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201049783 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1524 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Biodiesel | pt_PT |
dc.subject | Gasóleo | pt_PT |
dc.subject | Misturas | pt_PT |
dc.subject | FTIR | pt_PT |
dc.title | Avaliação da incorporação de biodiesel em gasóleo rodoviário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente | pt_PT |
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