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Introdução: A Ventilação Não Invasiva (VNI) tem sido preponderante no tratamento da insuficiência respiratória, sendo os enfermeiros fundamentais para o sucesso terapêutico, exigindo daqueles a aquisição de novos conhecimentos para proporcionar cuidados de qualidade. Este estudo surge com o objetivo de avaliar a efetividade da formação sobre VNI, na aquisição de conhecimentos sobre o cuidar do utente.
Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste, pós-teste, a uma amostra constituída por 19 enfermeiras. Com efeito, foi aplicado um questionário no início e no fim da formação sobre VNI, que era constituído por uma primeira parte sobre características sociodemográficas, outra parte sobre os conhecimentos sobre VNI (composto por 32 afirmações) e uma última parte sobre os cuidados à pessoa com VNI (com 25 itens). No estudo foi utilizado o teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas, a correlação de Spearman e o teste U de Mann-Whitney.
Resultados: Este estudo revelou que as enfermeiras apresentavam uma média de idades de 34,947±8,310 anos, com um tempo de profissão de 11,895±7,745. Apenas 42,11% das enfermeiras apresentavam formação em VNI, mas 94,74% referem considerar não possuir conhecimentos suficientes sobre VNI.
Ao avaliar os conhecimentos das enfermeiras sobre VNI, constatou-se uma melhoria após a formação (p<0,05). O nível de conhecimentos sobre os cuidados à pessoa com VNI também apresentou melhoria na grande maioria dos itens (p<0,05). O estudo ainda apurou que as enfermeiras com menos anos de experiência, apresentaram mais conhecimentos nos cuidados prestados, e as que já tinham realizado formações sobre esta temática, revelaram mais conhecimentos na intervenção relacionada com “fugas de ar”.
Conclusão: A formação sobre VNI foi efetiva no aumento do nível de conhecimentos das enfermeiras sobre esta temática e sobre os cuidados ao utente com VNI.
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Keywords
Ventilação não invasiva Conhecimento Cuidados de enfermagem