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Advisor(s)
Abstract(s)
A transição do ensino secundário para o ensino superior tem-se demonstrado uma
fase complexa na vida dos estudantes, devido maioritariamente a fatores externos,
tais como a mudança de casa, aumento do grau de dificuldade do ensino e
mudança de estilos de vida, que podem muitas das vezes levar a desequilíbrios da
saúde mental como problemas emocionais, depressão e distress, entre outros.
Pretende-se então com este estudo analisar o sentido de vida destes estudantes
nesta nova fase, repleta de mudanças e alterações, utilizando para tal uma análise
quantitativa correlacional.
Os dados analisados serão obtidos anonimamente através de um questionário,
salvaguardando a privacidade dos envolvidos no estudo. Entre os instrumentos de
recolha de dados, figura um questionário sociodemográfico, a escala de sentido
de vida, a escala de qualidade de vida SF-12, a escala de vivências académicas e a
escala de ansiedade e depressão.
A nível de implicações na prática, pretende-se identificar quais são os principais
problemas dos estudantes nesta transição, detetando-os o mais precocemente
possível, com o objetivo de os auxiliar a ultrapassar esta fase, justificando assim a
presença do enfermeiro no gabinete de apoio ao estudante.
Description
Keywords
Estudantes universitários Sentido de vida Transição
Citation
Silva, D., Seiça, L., Soares, R. & Mourão, R. (2015). Sentido de vida dos estudantes do primeiro ano do Instituto Politécnico de Leiria. Res Net Health 1, ennis18.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria