Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sentido de vida dos estudantes do primeiro ano do Instituto Politécnico de Leiria

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
59-Texto Artigo-341-1-10-20151118.pdf69.14 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A transição do ensino secundário para o ensino superior tem-se demonstrado uma fase complexa na vida dos estudantes, devido maioritariamente a fatores externos, tais como a mudança de casa, aumento do grau de dificuldade do ensino e mudança de estilos de vida, que podem muitas das vezes levar a desequilíbrios da saúde mental como problemas emocionais, depressão e distress, entre outros. Pretende-se então com este estudo analisar o sentido de vida destes estudantes nesta nova fase, repleta de mudanças e alterações, utilizando para tal uma análise quantitativa correlacional. Os dados analisados serão obtidos anonimamente através de um questionário, salvaguardando a privacidade dos envolvidos no estudo. Entre os instrumentos de recolha de dados, figura um questionário sociodemográfico, a escala de sentido de vida, a escala de qualidade de vida SF-12, a escala de vivências académicas e a escala de ansiedade e depressão. A nível de implicações na prática, pretende-se identificar quais são os principais problemas dos estudantes nesta transição, detetando-os o mais precocemente possível, com o objetivo de os auxiliar a ultrapassar esta fase, justificando assim a presença do enfermeiro no gabinete de apoio ao estudante.

Description

Keywords

Estudantes universitários Sentido de vida Transição

Citation

Silva, D., Seiça, L., Soares, R. & Mourão, R. (2015). Sentido de vida dos estudantes do primeiro ano do Instituto Politécnico de Leiria. Res Net Health 1, ennis18.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria

CC License