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Atitudes face a influenciadores de moda e os seus conteúdos publicados na conta do Instagram

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorLisboa, Ana Catarina Cadima
dc.contributor.authorSantos, Juliana Lopes Clemente dos
dc.date.accessioned2025-08-04T08:20:52Z
dc.date.available2025-08-04T08:20:52Z
dc.date.issued2025-05-12
dc.description.abstractA internet tem vindo a revolucionar a forma como as pessoas se conectam, se comunicam e consomem informação. No mundo digital, as redes sociais trouxeram novas formas de influenciar, novas tendências e variações de opinião. Neste contexto, o marketing de influência mostra ser uma estratégia essencial para as marcas criarem relações autênticas e sólidas com os consumidores, sendo os influenciadores digitais alicerces da estratégia, pelo seu impacto direto no público e impulso à comunicação. Estes divulgam produtos, moldam estilos, inspiram audiências e criam narrativas que ajudam a aproximar as marcas dos seus consumidores. Na indústria da moda os influenciadores digitais têm ganho preponderância, ditando as tendências de forma atrativa e envolvente. Para os seguidores os influenciadores não promovem apenas produtos, mas também uma forma de ser e estar com a qual se podem identificar e conectar. Enquanto os estudos de marketing de influência referem o papel da credibilidade na atitude face aos influenciadores, recentemente surgiu o alerta para a importância da autenticidade dos influenciadores. Adicionalmente, o contexto da moda apresenta uma envolvente para a qual poderão contribuir elementos como a imagem ou a coolness do influenciador. Neste sentido, este estudo analisa a influência da credibilidade, autenticidade e coolness dos influenciadores de moda na atitude, e intenções de comportamento face a estes. Usando dados de questionários de consumidores, os resultados mostram que a atratividade, a autenticidade e a coolness do influenciador de moda influenciam positivamente a atitude do seguidor face ao mesmo e que essa atitude contribui para a intenção de recomendar a conta do influenciador, mas não para a intenção de seguir o seu conselho. Os resultados providenciam informações importantes quer para os influenciadores, quer para os gestores e diretores de comunicação de marcas que pretendam usar estratégias digitais de marketing de influência.por
dc.description.abstractThe internet has been revolutionizing the way people connect, communicate, and consume information. In the digital world, social media has introduced new forms of influence, emerging trends, and shifts in opinion. In this context, influencer marketing proves to be an essential strategy for brands to build well-known and solid relationships with consumers, with digital influencers serving as the foundation of this strategy due to their direct impact on the public and their ability to drive communication. These influencers promote products, shape styles, inspire audiences, and create narratives that help bring brands closer to their consumers. In the fashion industry, digital influencers have gained prominence, setting trends in an engaging and captivating way. Additionally, the fashion context provides an environment where factors such as the influencer’s image or perceived aloofness can play a role. In this regard, this study analyzes the influence of changes, trends, and the perceived aloofness of fashion influencers on consumers' attitudes and behavioral thoughts towards them. Using data from consumer surveys, the results show that an influencer’s attractiveness, moderation, and aloofness positively impact a follower’s attitude towards them, and that this attitude contributes to the intention to recommend the influencer’s account but does not influence the intention to follow their advice. These findings provide valuable insights for both influencers and brand managers or communication directors who seek to implement digital influencer marketing strategies.eng
dc.identifier.tid203979494
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13844
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectMarketing de influência
dc.subjectInfluenciadores digitais
dc.subjectRedes sociais Credibilidade
dc.subjectAutenticidade
dc.subjectCoolness
dc.titleAtitudes face a influenciadores de moda e os seus conteúdos publicados na conta do Instagram
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

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