Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Camera reading for blind people

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Roberto Ferreira Neto_Projeto.pdf6 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A ausência de visão torna a vida de um invisual bastante difícil. No entanto, a utilização da tecnologia pode melhorar ligeiramente pequenos aspectos do dia-a-dia. Nesse contexto, o trabalho que se apresenta tem como objetivo a descrição do processo de desenvolvimento de uma aplicação para cegos. O projeto chama-se Camera Blind For Blind People, e tem como propósito final o desenvolvimento de uma aplicação que permita a um utilizador cego utilizar um dispositivo móvel para obter a leitura de um texto que esteja escrito numa folha de papel, num sinal, numa parede ou noutro suporte. Pretende-se com este projeto conceber o protótipo de uma aplicação para iOS, construída a partir da utilização conjunta e integrada de frameworks de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e de frameworks de sintetização de voz (TTS), que possibilite ao utilizador, recorrendo à câmara de um dispositivo móvel, captar uma imagem e obter a leitura do texto que exista nessa mesma imagem. O processo de reconhecimento do texto através do OCR será optimizado através da aplicação de filtros nas imagens captadas, realizando desta forma um pré-processamento que permita obter melhorias nos resultados do OCR, para que o texto reconhecido se aproxime, o mais possível, do texto original existente no suporte fotografado. Os filtros utilizados são os disponibilizados pelo sistema operativo iOS, através da sua framework de manipulação de imagem, Core Image. A aplicação será afinada e optimizada de forma a oferecer uma melhor usabilidade aos seus utilizadores, nomeadamente nas situações em que a leitura OCR apresente resultados insatisfatórios que tornem imperceptíveis a leitura dos textos reconhecidos.

Description

Keywords

Camera reading Blind people OCR TTS iOS

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue