Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.73 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Esta dissertação pretende ser um manifesto para a aprendizagem
e experimentação criativa das crianças, contribuindo para a criação
de uma mente dinâmica e flexível. O ponto de partida da presente
investigação, quer na abordagem teórica, quer na abordagem
prática, é um conjunto fotográfico de trinta e duas t-shirts infantis,
realizado pela própria autora durante o verão de 2022. Tendo este
conjunto como referência e com base à retórica visual das t-shirts
abordaram-se questões relacionadas com o design emocional, em
particular sobre a ideia de felicidade e cuteness que estas imagens
transmitem e evocam aos utilizadores. Também foram abordadas
questões relacionadas com o desenvolvimento da criança e o seu
crescimento criativo numa sociedade digitalizada. Depois analisou-
-se brevemente a história da t-shirt, assim como o desempenho da
técnica da estampilhagem em diversas disciplinas. A partir da revisão
bibliográfica e dos casos de estudo foi decorrida uma deriva gráfica
onde foram desenvolvidos diversos objetos gráficos para criar
uma linguagem visual e proporcionar uma experiência gráfica analógica
com base na técnica da estampilhagem, estimulando assim a
imaginação e a criatividade das crianças numa inter-relação direta
com os materiais de forma a gerar um cenário onde estas agem enquanto
designers.
Description
Keywords
Experimentação Aprendizagem Criatividade Estampilhagem T-shirts Crianças Design Gráfico