Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.8 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende-se com a presente obra partilhar um conjunto de pesquisas sobre diferentes problemas educativos com todos aqueles que se interessam pela investigação em educação e, ainda, reflectir sobre a problemática das metodologias em contextos de formação.
A organização desta obra teve em consideração três dimensões da temática de investigação:
a primeira, tendo por base o conjunto de programas de metodologia de investigação no contexto da formação inicial de professores a nível nacional, procurou caracterizar as orientações dos referidos programas, bem como analisar concepções sobre as diferentes componentes do programa;
a segunda dimensão debruçou-se sobre os aspectos conceptuais da investigação;
a terceira dimensão é dedicada à apresentação de práticas de investigação focalizadas em contextos de ensinos básico e secundário.
Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para uma maior valorização e divulgação das metodologias de investigação em educação, as quais continuam a ser uma dimensão fundamental e crítica da formação dos profissionais.
Por outro lado, espera-se que este livro constitua igualmente uma referência útil para todos (estudantes de licenciaturas e pós-graduação, professores e formadores) os interessados em reflectir sobre as práticas e as instituições escolares através do olhar específico da investigação.
Description
Keywords
Citation
Oliveira, L., Pereira, A. & Santiago, R. (2004). Investigação em Educação: Abordagens Conceptuais e Práticas.