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Competitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Rui Alberto de Freitas
dc.contributor.authorVieira, Mariana Ribeiro
dc.date.accessioned2023-12-15T11:04:59Z
dc.date.available2023-12-15T11:04:59Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.description.abstractA competitividade está associada ao facto de pessoas ou organizações competirem entre si. Neste sentido podem surgir características de disputa, concorrência e rivalidade em troca de um resultado, prémio ou vantagem. Devido ao desenvolvimento do setor terciário, a competição tem sido mais recorrente e refletida na prestação de serviços, incluindo na indústria turística. O setor turístico tornou-se cada vez mais importante para o desenvolvimento económico global e nacional. A concorrência e a pressão entre destinos têm aumentado, o que consequentemente leva a que a competitividade comece a ser reconhecida como um fator crucial e de notoriedade dos destinos turísticos. Nos últimos anos, investigadores, organizações e entidades públicas começaram a analisar a competitividade do ponto de vista dos destinos, em vez de tradicionalmente investigarem a competição entre empresas turísticas. É complexo definir competitividade do destino turístico, devido às distintas perspetivas, aos diversos atributos associados e à variedade de objetivos. Não obstante, na literatura de turismo começa-se a encontrar trabalhos científicos relacionados com a temática, ao nível de desenvolvimento de modelos concetuais, na identificação de novos indicadores, métodos de medição e análises de competitividade de determinados destinos turísticos. O presente estudo visa verificar de que forma é que a temática da competitividade dos destinos turísticos é considerada e analisada pelos municípios pertencentes à Região Centro de Portugal. Para este efeito adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a representantes de diferentes Câmaras Municipais da Região Centro de Portugal. Através de diálogos presenciais e via online procurou-se compreender quais são as perspetivas, ações empreendidas e desafios que as câmaras municipais são confrontadas. Com base nos resultados obtidos, são propostos alguns indicadores de medição da competitividade dos destinos turísticos. Estes são baseados nas informações obtidas através das entrevistas com os representantes dos municípios da Região Centro, assim como no trabalho científico revisto na literatura.pt_PT
dc.description.abstractCompetitiveness is associated with the fact that people or organisations compete with each other. In this sense, there can be characteristics of dispute, competition, and rivalry in exchange for a result, prize or advantage. Due to the development of the third sector, competition has been more recurrent and reflected in the provision of services, including in the tourism industry. The tourism sector has become increasingly important for global and national economic development. The competition and pressure is growing between destinations, which consequently means that competitiveness is starting to be recognised as a crucial factor in the reputation of tourist destinations. In recent years, researchers, organisations, and public entities have begun to analyse competitiveness from the destinations point of view, rather that traditionally investigate competition between tourism businesses. Defining tourism destination competitiveness is complex due to the different perspectives, the various attributes associated with it and the variety of objectives. Nevertheless, in tourism literature it is possible to find scientific work on the subject, in terms of developing conceptual models, identifying new indicators, measurement methods, and analysing the competitiveness of certain tourist destinations. The aim of this study is to determine if the topic of tourism destination competitiveness is considered and analysed by the municipalities from the Region of Center of Portugal. To this end, a qualitative research methodology was adopted, using content analysis of semi structured interviews, conducted with representatives of different local councils in the Center of Portugal. In this way, through face-to-face and online dialogues, the goal was to understand the perspectives, actions taken, and challenges faced by the municipalities. Based on the results obtained, some indicators for measuring tourism destination competitiveness are proposed. These are based on information obtained through interviews with representatives of the municipalities in the Center of Portugal, as well as scientific work reviewed in the literature.pt_PT
dc.identifier.tid203431065pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9092
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectDestinos Turísticospt_PT
dc.subjectMunicípiospt_PT
dc.subjectCentro de Portugalpt_PT
dc.subjectCompetitivenesspt_PT
dc.subjectMunicipalitiespt_PT
dc.subjectTourist Destinationspt_PT
dc.subjectCenter of Portugalpt_PT
dc.titleCompetitividade dos destinos turísticos: A perspetiva dos municípios da Região Centro de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapt_PT

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