Repository logo
 
Publication

Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos

dc.contributor.authorMagueta, Lúcia
dc.date.accessioned2021-03-03T15:18:19Z
dc.date.available2021-03-03T15:18:19Z
dc.date.issued2021-01
dc.description.abstractO curso de licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria integra no seu plano de estudos a unidade curricular de Práticas Artísticas e Intervenção Socioeducativa, cujos conteúdos programáticos incidem sobre: os elementos estruturais das linguagens artísticas – linguagem plástica, música, teatro e dança; processos subjacentes à experimentação e criação artística; e práticas de criação artística na intervenção socioeducativa, com foco nas linguagens artísticas como instrumentos facilitadores do desenvolvimento pessoal e social. No ano letivo de 2018-2019, numa lógica de investigação da práxis, considerámos importante estudar uma experiência formativa realizada numa das componentes desta unidade curricular – a componente de Linguagem Plástica – frequentada por 45 estudantes do 3º ano, prestes a finalizar o curso e a ingressar no mercado de trabalho. Com esta experiência procurava-se proporcionar aos estudantes momentos de criação plástica em grupo, promover aprendizagens relativas à pre-paração e implementação de experiências artísticas em contexto de intervenção socioeducativa, e provocar a reflexão sobre as experiências vivenciadas e a sua relação com processos de inclusão. O estudo procurou responder à questão «Em que medida a criação plástica realizada em grupo permite a reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos?». Foi seguida uma metodologia de investigação-ação que se estruturou nos momentos de (1) Diagnóstico, (2) Planificação, (3) Implementação e (4) Reflexão, sugeridos por Pérez Serrano (2004). A observação participante e os registos fotográficos realizados ao longo do processo e a análise ao conteúdo das respostas obtidas em questionários preenchidos pelos estudantes fizeram sobressair o valor formativo da experiência e permitiram caraterizar as aprendizagens que os estudantes construíram através da mesma.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMagueta, L.G. (2021).Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In Ferreira, N. M. & Nunes, C. (Eds.) Diversidades, Educação e Inclusão. pp. 333-345. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.108pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-13-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5433
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.titleInstalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage345pt_PT
oaire.citation.startPage333pt_PT
oaire.citation.titleDiversidades, Educação e Inclusãopt_PT
person.familyNameGrave Magueta
person.givenNameLúcia
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ
person.identifier.ciencia-idF214-6B4F-713B
person.identifier.orcid0000-0003-0203-571X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Texto «Instalação Tecer - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos».pdf
Size:
940.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: