Publication
Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos
| dc.contributor.author | Magueta, Lúcia | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-03T15:18:19Z | |
| dc.date.available | 2021-03-03T15:18:19Z | |
| dc.date.issued | 2021-01 | |
| dc.description.abstract | O curso de licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria integra no seu plano de estudos a unidade curricular de Práticas Artísticas e Intervenção Socioeducativa, cujos conteúdos programáticos incidem sobre: os elementos estruturais das linguagens artísticas – linguagem plástica, música, teatro e dança; processos subjacentes à experimentação e criação artística; e práticas de criação artística na intervenção socioeducativa, com foco nas linguagens artísticas como instrumentos facilitadores do desenvolvimento pessoal e social. No ano letivo de 2018-2019, numa lógica de investigação da práxis, considerámos importante estudar uma experiência formativa realizada numa das componentes desta unidade curricular – a componente de Linguagem Plástica – frequentada por 45 estudantes do 3º ano, prestes a finalizar o curso e a ingressar no mercado de trabalho. Com esta experiência procurava-se proporcionar aos estudantes momentos de criação plástica em grupo, promover aprendizagens relativas à pre-paração e implementação de experiências artísticas em contexto de intervenção socioeducativa, e provocar a reflexão sobre as experiências vivenciadas e a sua relação com processos de inclusão. O estudo procurou responder à questão «Em que medida a criação plástica realizada em grupo permite a reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos?». Foi seguida uma metodologia de investigação-ação que se estruturou nos momentos de (1) Diagnóstico, (2) Planificação, (3) Implementação e (4) Reflexão, sugeridos por Pérez Serrano (2004). A observação participante e os registos fotográficos realizados ao longo do processo e a análise ao conteúdo das respostas obtidas em questionários preenchidos pelos estudantes fizeram sobressair o valor formativo da experiência e permitiram caraterizar as aprendizagens que os estudantes construíram através da mesma. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Magueta, L.G. (2021).Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos. In Ferreira, N. M. & Nunes, C. (Eds.) Diversidades, Educação e Inclusão. pp. 333-345. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.108 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8912-13-8 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5433 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
| dc.title | Instalação «Tecer» - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 345 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 333 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Diversidades, Educação e Inclusão | pt_PT |
| person.familyName | Grave Magueta | |
| person.givenName | Lúcia | |
| person.identifier | https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Yw_e_2EAAAAJ | |
| person.identifier.ciencia-id | F214-6B4F-713B | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-0203-571X | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 59add4da-4561-421c-b6f7-e104453e2200 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Texto «Instalação Tecer - Da criação plástica à reflexão sobre processos de inclusão em contextos educativos».pdf
- Size:
- 940.84 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
