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Authors
Abstract(s)
A fabricação aditiva encontra-se atualmente num estado de desenvolvimento
considerável para quase todos os métodos de fabrico. Um desses métodos é o FDM (Fused
Deposition Modeling), utilizado neste projeto. Como todos demais métodos, também este
apresenta algumas limitações, sendo que uma delas resulta do próprio processo de
impressão, nomeadamente a porosidade dos componentes.
Este projeto apresenta um estudo à alteração da permeabilidade de componentes
produzidos por FDM quando em contacto com fluídos de refrigeração e lubrificação de
automóveis, recorrendo para o efeito a ensaios laboratoriais de provetes em materiais
poliméricos: ABS, PC e PC-ABS. Estes foram revestidos por uma camada de resina
epoxídica, com o objetivo de diminuir a absorção do fluído externo com o qual estejam em
contacto num automóvel. Posteriormente, os provetes foram mergulhados em gasóleo e óleo
multigraduado, por períodos distintos, às respetivas temperaturas mais usuais que se
observam num veículo em funcionamento. A massa dos provetes antes e após o mergulho
nos dois fluídos foi registada e os mesmos foram submetidos a ensaios laboratoriais de
tração, dos quais foram retirados os valores de tensão e deformação.
Com a análise dos resultados obtidos, e após alguns cálculos, foi possível comparar os
valores de deslocamento e resistência à tração dos provetes revestidos e não revestidos,
imersos tanto no óleo como no gasóleo. Pôde-se assim concluir quais os tipos de provetes
que mais alterações tiveram ao serem revestidos pela camada de resina. Numa fase final,
foram também anunciados os trabalhos futuros previstos para este projeto
Description
Keywords
FDM ABS ABS-PC PC Tração Permeabilidade