Repository logo
 
Publication

Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorBarbeiro, Luís Filipe
dc.contributor.authorPereira, Luísa Álvares
dc.contributor.authorCoimbra, Rosa Lídia
dc.contributor.authorCalil, Eduardo
dc.date.accessioned2025-07-23T18:25:45Z
dc.date.available2025-07-23T18:25:45Z
dc.date.issued2020-12-31
dc.description.abstractO título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.por
dc.description.abstractThe title, while referring to the text, also functions autonomously. Its motivation comes from its relationship to the text and to other known titles. We aim to understand the genesis of titles in the process of writing stories by 2nd grade students. For this, the interaction between the students, organized in dyads, producing stories was registered using the RAMOS system, an audio-visual resource that simultaneously captures the dialogue between students and what they are writing. The transcriptions of the production of 14 stories by four dyads were analysed and the dialogue concerning the title was considered as a unit of analysis. The results show the autonomous place of the construction of the title in the process of writing and the projection in the title of a nuclear element of the history. Understanding the process of writing a title may help students to be aware of its importance and possibilities.eng
dc.description.abstractLe titre, bien que faisant référence au texte, fonctionne également de manière autonome. Sa motivation provient de la relation avec le texte et avec d’autres titres connus. Notre objectif est de comprendre la genèse des titres dans le processus d’écriture d’histoires rédigées par des élèves de 2e année. Pour cela, l’interaction entre les étudiants, organisés en dyades et écrivant des histoires, a été enregistrée à l’aide du système RAMOS, une ressource audiovisuelle qui capture simultanément le dialogue entre les étudiants et ce qu’ils écrivent. Les transcriptions de la production de 14 histoires par quatre dyades ont été analysées et le dialogue concernant le titre a été considéré comme une unité d’analyse. Les résultats montrent la place autonome de la construction du titre dans le processus d’écriture et la projection dans le titre d’un élément nucléaire de l’histoire. Comprendre le processus de rédaction d’un titre peut aider les étudiants à prendre conscience de son importance et de ses possibilités.fra
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. no âmbito do projeto UIDB/00194/2020, pelo CNPq (processo 304050/2015-6) e FAPEAL (processo 60030479/2016).
dc.identifier.citationBarbeiro, L. F., Pereira, L. Álvares, Coimbra, R. L., & Calil, E. (2020). Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 71–94. https://doi.org/10.21814/rpe.18339.
dc.identifier.doi10.21814/rpe.18339
dc.identifier.eissn2183-0452
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13768
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade do Minho
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18339
dc.relation.ispartofRevista Portuguesa de Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
dc.subjectProcesso de escrita
dc.subjectTítulos
dc.subjectHistórias
dc.subjectWriting process
dc.subjectTitles
dc.subjectStories
dc.subjectProcessus d’écriture
dc.subjectTitres
dc.subjectHistoires
dc.titleOs títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade
dc.title.alternativeTitles in the process of story writing by 2nd grade studenteng
dc.title.alternativeLes titres en cours d'écriture d'histoires d'étudiants de 2e année de scolaritéfra
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT
oaire.citation.endPage94
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage71
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educação
oaire.citation.volume33
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarbeiro
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.scopus-author-id10241634900
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isProjectOfPublicationb1a8c045-fa7f-4c1b-b566-1fd7203420ae
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb1a8c045-fa7f-4c1b-b566-1fd7203420ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade.pdf
Size:
447.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
O título, embora referindo-se ao texto, também funciona de forma autónoma. A sua motivação advém da relação com o texto e com outros títulos conhecidos. O nosso objetivo é entender a génese dos títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano. Para isso, a interação entre os alunos, organizados em díades e produzindo histórias, foi registada utilizando o sistema RAMOS, um recurso audiovisual que capta simultaneamente o diálogo entre os alunos e o que eles estão a escrever. As transcrições da produção de 14 histórias por quatro díades foram analisadas e o diálogo referente ao título foi considerado como uma unidade de análise. Os resultados mostram o lugar autónomo da construção do título no processo de escrita e a projeção no título de um elemento nuclear da história. Entender o processo de escrever um título pode ajudar os alunos a estar conscientes da sua importância e possibilidades.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: