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Avaliação do Desempenho de um Edifício Pedagógico do Ensino Superior para Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Ambiente Interior
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, João Miguel Charrua de | |
dc.contributor.advisor | Bernardo, Hermano Joaquim dos Santos | |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eliseu Manuel Artilheiro | |
dc.contributor.author | Marques, Catarina de Jesus Antunes | |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T11:12:10Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T11:12:10Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.description.abstract | As instituições de ensino superior são responsáveis pela gestão e operação de um grande conjunto de edifícios, impondo-se a existência de condições ambientais adequadas, designadamente quanto à qualidade do ambiente interior. O presente relatório apresenta o estudo do desempenho do edifício D do Campus 2, do Politécnico de Leiria, para promoção da sua sustentabilidade e da melhoria da qualidade do ambiente interior. Para este propósito, realizou-se uma avaliação da satisfação do ocupante através da aplicação de questionários, de acordo com a metodologia BUS, foram efetuadas medições de alguns parâmetros indicadores da qualidade do ambiente interior, como a concentração interior de dióxido de carbono, a temperatura do ar interior e exterior, a humidade relativa e os níveis de iluminância. Paralelamente, foi ainda realizada a caraterização dos consumos energéticos do campus 2. Os resultados obtidos sugerem que a qualidade do ambiente interior do edifício nem sempre é a adequada, em que se verifica um aumento significativo da concentração dos parâmetros amostrados (dióxido de carbono, temperatura e humidade relativa do ar), e em que os níveis de iluminância nas salas são inferiores aos níveis recomendados, principalmente nos pontos de medição realizados junto à parede oposta aos vãos envidraçados. Os resultados dos questionários (n=539), demonstraram que os ocupantes consideram que existe desconforto térmico nomeadamente num dos períodos do ano (verão), e que isso tem uma influência negativa na sua produtividade. Constatou-se ainda que no ano de 2018 o consumo total de energia final foi de 4 495 452 kWh, com um maior consumo e concomitantemente com maiores encargos energéticos no período de inverno. A abordagem seguida contribuiu para identificar aspetos que funcionam bem, mas também aqueles que podem ser aprimorados, permitindo que os gestores e operadores dos edifícios retirem as conclusões pertinentes e tomem as ações necessárias para melhorar as condições dos ambientes interiores disponibilizados aos ocupantes, com um potencial considerável não calculado para economia de energia. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202688364 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5572 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Qualidade do ambiente interior | pt_PT |
dc.subject | Eficiência energética | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Edifício D | pt_PT |
dc.subject | IPLeiria | pt_PT |
dc.title | Avaliação do Desempenho de um Edifício Pedagógico do Ensino Superior para Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Ambiente Interior | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente | pt_PT |
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