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Avaliação do Desempenho de um Edifício Pedagógico do Ensino Superior para Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Ambiente Interior

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambientept_PT
dc.contributor.advisorSousa, João Miguel Charrua de
dc.contributor.advisorBernardo, Hermano Joaquim dos Santos
dc.contributor.advisorRibeiro, Eliseu Manuel Artilheiro
dc.contributor.authorMarques, Catarina de Jesus Antunes
dc.date.accessioned2021-03-30T11:12:10Z
dc.date.available2021-03-30T11:12:10Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior são responsáveis pela gestão e operação de um grande conjunto de edifícios, impondo-se a existência de condições ambientais adequadas, designadamente quanto à qualidade do ambiente interior. O presente relatório apresenta o estudo do desempenho do edifício D do Campus 2, do Politécnico de Leiria, para promoção da sua sustentabilidade e da melhoria da qualidade do ambiente interior. Para este propósito, realizou-se uma avaliação da satisfação do ocupante através da aplicação de questionários, de acordo com a metodologia BUS, foram efetuadas medições de alguns parâmetros indicadores da qualidade do ambiente interior, como a concentração interior de dióxido de carbono, a temperatura do ar interior e exterior, a humidade relativa e os níveis de iluminância. Paralelamente, foi ainda realizada a caraterização dos consumos energéticos do campus 2. Os resultados obtidos sugerem que a qualidade do ambiente interior do edifício nem sempre é a adequada, em que se verifica um aumento significativo da concentração dos parâmetros amostrados (dióxido de carbono, temperatura e humidade relativa do ar), e em que os níveis de iluminância nas salas são inferiores aos níveis recomendados, principalmente nos pontos de medição realizados junto à parede oposta aos vãos envidraçados. Os resultados dos questionários (n=539), demonstraram que os ocupantes consideram que existe desconforto térmico nomeadamente num dos períodos do ano (verão), e que isso tem uma influência negativa na sua produtividade. Constatou-se ainda que no ano de 2018 o consumo total de energia final foi de 4 495 452 kWh, com um maior consumo e concomitantemente com maiores encargos energéticos no período de inverno. A abordagem seguida contribuiu para identificar aspetos que funcionam bem, mas também aqueles que podem ser aprimorados, permitindo que os gestores e operadores dos edifícios retirem as conclusões pertinentes e tomem as ações necessárias para melhorar as condições dos ambientes interiores disponibilizados aos ocupantes, com um potencial considerável não calculado para economia de energia.pt_PT
dc.identifier.tid202688364pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5572
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidade do ambiente interiorpt_PT
dc.subjectEficiência energéticapt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectEdifício Dpt_PT
dc.subjectIPLeiriapt_PT
dc.titleAvaliação do Desempenho de um Edifício Pedagógico do Ensino Superior para Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Ambiente Interiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia da Energia e do Ambientept_PT

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