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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando
organizado em duas partes.
Na primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta-se uma reflexão
fundamentada das práticas pedagógicas que realizei nos diferentes
contextos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico),
evidenciando as aprendizagens realizadas, as experiências mais
significativas, as dificuldades e os desafios que surgiram.
Na segunda parte é apresentado um ensaio investigativo realizado em
contexto de 1.º Ciclo, com uma turma do 4.º ano de escolaridade, que
incide na análise das estratégias de cálculo mental utilizadas pelos
alunos num contexto de jogo e movimento associados à matemática.
O ensaio investigativo seguiu uma metodologia qualitativa, com
caráter descritivo e interpretativo, uma vez que pretendeu descrever e
analisar as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos na
realização dos jogos. Os resultados obtidos revelam que as estratégias
mais utilizadas pelos alunos foram o cálculo por ordens e o recurso
mental ao algoritmo. O facto de as tarefas terem sido implementadas
através do jogo estimulou os alunos para a aprendizagem matemática
e permitiu um maior envolvimento e motivação por parte dos alunos.
Description
Keywords
Aprendizagem cálculo mental Matemática Jogo
