Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A escola deve ser um espaço onde há lugar para a expressividade, para
a imaginação, para a liberdade, para o desenvolvimento da
criatividade, de forma a que o aluno se construa a si mesmo como ser
único e ajude a construção de um mundo melhor. O presente estudo é
mais um passo nesta caminhada. Através do Programa de Expressão
Dramática No Palco da Dislexia, pretendeu-se melhorar o
desenvolvimento comunicacional e expressivo de dois alunos com
dislexia, a frequentar o 2º Ciclo. A investigação insere-se no paradigma
qualitativo, tratando-se de um estudo de caso que pretende articular os
fundamentos teóricos da investigação em educação com as práticas
observadas e vividas em contexto escolar. Neste estudo, identificam-se
as potencialidades e dificuldades dos alunos, de acordo com os
procedimentos de investigação e analisam-se os resultados obtidos a
partir da implementação do Programa de Expressão Dramática
inspirado nos textos selecionados do manual do 6º ano. Os resultados,
permitem concluir que após a intervenção, os alunos demonstraram
uma melhoria da sua autoestima, criatividade, maior motivação para a
leitura e para a escrita, sendo igualmente constatadas melhorias na sua
concentração e na sua capacidade oral. Por fim, apresentam-se as
conclusões, as limitações e recomendações do estudo, bem como os
contributos do Programa criado para o desenvolvimento
comunicacional dos dois alunos participantes.
Description
Keywords
Dislexia Expressão dramática Ensino básico do 2ºciclo