Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Expressão dramática com crianças disléxicas: programa " no palco da dislexia"

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A escola deve ser um espaço onde há lugar para a expressividade, para a imaginação, para a liberdade, para o desenvolvimento da criatividade, de forma a que o aluno se construa a si mesmo como ser único e ajude a construção de um mundo melhor. O presente estudo é mais um passo nesta caminhada. Através do Programa de Expressão Dramática No Palco da Dislexia, pretendeu-se melhorar o desenvolvimento comunicacional e expressivo de dois alunos com dislexia, a frequentar o 2º Ciclo. A investigação insere-se no paradigma qualitativo, tratando-se de um estudo de caso que pretende articular os fundamentos teóricos da investigação em educação com as práticas observadas e vividas em contexto escolar. Neste estudo, identificam-se as potencialidades e dificuldades dos alunos, de acordo com os procedimentos de investigação e analisam-se os resultados obtidos a partir da implementação do Programa de Expressão Dramática inspirado nos textos selecionados do manual do 6º ano. Os resultados, permitem concluir que após a intervenção, os alunos demonstraram uma melhoria da sua autoestima, criatividade, maior motivação para a leitura e para a escrita, sendo igualmente constatadas melhorias na sua concentração e na sua capacidade oral. Por fim, apresentam-se as conclusões, as limitações e recomendações do estudo, bem como os contributos do Programa criado para o desenvolvimento comunicacional dos dois alunos participantes.

Description

Keywords

Dislexia Expressão dramática Ensino básico do 2ºciclo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue