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Avaliação de perdas por transmissão de calor de um motor otto
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Carvalho, Paulo Alexandre Matos Henriques | |
| dc.contributor.author | Santos, Gonçalo Filipe Rodrigues | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-25T13:52:46Z | |
| dc.date.available | 2017-01-25T13:52:46Z | |
| dc.date.issued | 2016-12-22 | |
| dc.description.abstract | Pretende-se com este trabalho analisar a dissipação de calor de um motor Otto. A dissipação de calor representa um fator importante para o desempenho do motor, representando uma área a que os fabricantes dão cada vez mais atenção atualmente. Face à conjuntura atual, decorrente da importância da eficiência e das emissões nos motores surge a necessidade de melhorar o desempenho do sistema de dissipação de calor. Por isso torna-se imprescindível o desenvolvimento de metodologias que permitam modelar a resposta do sistema em diferentes condições ambientais e de funcionamento do motor, de um modo parcial e de uma forma conjugada, entre eles. Deste modo, o objetivo do trabalho diz respeito à avaliação da dissipação interna de calor no interior do cilindro, bem como à quantidade de energia do combustível que é dissipada sob a forma de calor. Esta avaliação conduziu a outro dos objetivos subjacente a esta temática: a avaliação da capacidade de dissipação de calor de um radiador. Relativamente ao modelo desenvolvido, foi tido por base o motor Suzuki GSX-600 e suas características. Com recurso a um software obtiveram-se as ondas de pressão e escape. Através de rede neuronal artificial aproximaram-se as ondas de pressão de escape e admissão, cujas variáveis são: rotação do motor, ângulo de cambota e a pressão. Sobre o modelo aplicaram-se algumas correlações, nomeadamente Annand, Woschni e Han et al. para a quantificação da dissipação de calor e da percentagem da energia gerada pelo combustível que esta representa. Para a concretização do segundo objetivo avaliou-se a capacidade de dissipação de calor do radiador em convecção natural através da realização de um ensaio experimental à escala real. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201560550 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2453 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Motor Otto | pt_PT |
| dc.subject | Desempenho do motor | pt_PT |
| dc.subject | Radiador | pt_PT |
| dc.subject | Dissipação de calor | pt_PT |
| dc.subject | Convecção natural | pt_PT |
| dc.title | Avaliação de perdas por transmissão de calor de um motor otto | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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