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Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta dissertação é realizado um estudo experimental sobre o desempenho mecânico do
veículo Formula IPLeiria 001, através da análise da rigidez torsional do chassis, e da
análise de um caso de estudo para aplicação de tubos, de compósito laminado, em chassis
tubulares.
É exposto o processo de concepção e desenvolvimento de um chassis para a competição
Formula Student, assim como as principais variáveis a considerar aquando do seu
dimensionamento. As cargas estáticas e dinâmicas aplicadas à estrutura são analisadas e
definidas neste estudo.
Foi desenvolvida e construída uma mestra para testes de rigidez torsional, tendo em
consideração os tipos de testes que podem ser efectuados para o cálculo da rigidez
torsional. Foram realizados quatro variáveis de testes, aplicando cargas incrementais à
direita e à esquerda do chassis. Os resultados foram tratados, discutidos e comparados com
os valores obtidos na análise de elementos finitos, efectuada também no decorrer deste
estudo.
Através da análise de elementos finitos foi efectuado um estudo teórico comparativo entre
o comportamento mecânico de tubos em compósito laminado com diferentes tipos de
empilhamento e um tubo em aço referente ao chassis.
Description
Keywords
Formula IPLeiria Rigidez torsional Chassis Formula student Análise de elementos finitos Tubos compósito laminado