Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O Livro Ilustrado como Meio para o Ensino Político

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente dissertação tem como principal objetivo analisar como os editoriais infantis podem ser uma via para um ensino político voltado às crianças. Para tal, na primeira parte da dissertação, foi vital compreender o que seria o ensino político e qual sua relevância. Também foi necessário analisar, por meio de revisão bibliográfica, as tipologias de livros infantis existentes e qual sua importância para o desenvolvimento social e cognitivo desse público. Além dos estudos teóricos, verificou-se, por meio da análise de estudos de caso, a existência de diversas formas de introduzir, pelas publicações, temas formadores do consciente de cidadania e ética ao público infantil. Esses, por sua vez, são as bases do ensino político. A escolha dos livros analisados foi feita com base nas diferenças de abordagem usadas em cada um dos casos. A segunda parte da dissertação consiste em uma metodologia intervencionista, pela qual os conceitos analisados ao longo do trabalho teórico serão colocados em prática, por meio do desenvolvimento de um livro infantil, que apresente às crianças o conceito de política e sua importância para a sociedade atual. A escolha da temática para o desenvolvimento do livro é atribuída ao fato de existirem poucas publicações infantis que abordem este relevante e essencial assunto.

Description

Keywords

Política Infância Ensino Político Livro Ilustrado Livro Infantil

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License