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Relatório de Ensino Clínico – Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase Aguda

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorDuarte, Hugo Miguel Santos
dc.contributor.authorConde, Catarina Isabel Almeida
dc.date.accessioned2024-04-22T15:48:20Z
dc.date.available2024-04-22T15:48:20Z
dc.date.issued2023-10-18
dc.description.abstractSurgindo no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, o presente Relatório de Estágio representa um instrumento que possibilita uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns e competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para o desenvolvimento destas competências foram realizados ensinos clínicos, tendo estes decorrido em três serviços/instituições diferentes, onde todos eles tiveram como cerne de aprendizagem os cuidados especializados à pessoa em situação crítica. Assim, estes ocorreram num serviço de urgência, numa unidade de cuidados intensivos e numa unidade de diálise. São descritas as atividades desenvolvidas, tendo por base uma reflexão crítica em relação a cada local de ensino clínico, de forma integrativa. Esta corresponde à Parte I deste Relatório de Estágio. A Parte II corresponde a um projeto de investigação/ação realizado no local de trabalho. O mesmo foi desenvolvido sobre o tema: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase Aguda. O objetivo passou por determinar a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho elaborada, na prestação de cuidados ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, na perspetiva do enfermeiro do serviço de urgência médico-cirúrgico em estudo. Após a construção da instrução de trabalho, foi realizada uma validação de conteúdo, através da técnica Delphi, com um grupo de peritos, o que permitiu validar intervenções de Enfermagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral, em fase aguda. Determinou-se que a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho apresentada, no contexto deste serviço de urgência é, na perspetiva dos enfermeiros, possível, apesar de identificadas áreas de melhoria. Conhecer a perspetiva dos enfermeiros é fundamental. A existência e aplicação de instruções de trabalho são importantes na prestação de cuidados a estes doentes.pt_PT
dc.identifier.tid203590520pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9618
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagem Médico-Cirúrgicapt_PT
dc.subjectPesquisapt_PT
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_PT
dc.subjectProcedimentos clínicospt_PT
dc.subjectTécnica delfospt_PT
dc.subjectCuidados de enfermagempt_PT
dc.titleRelatório de Ensino Clínico – Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase Agudapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Críticapt_PT

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