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CROWD SOURCE TRANSPORT INFO

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Abstract(s)

Os constantes desenvolvimentos e inovação tecnológica, bem como o aumento populacional e preocupações ambientais, tornam prioritário reduzir a afluência de pessoas com os seus transportes pessoais dentro e fora dos grandes centros populacionais. Desta forma, utilizando as novas tecnologias emergentes no mundo, é possível desenvolver soluções de apoio cativantes que podem ser disponibilizadas à população em geral, fomentando a iniciativa de utilização de transportes coletivos/transportes públicos. O projeto descrito neste relatório teve como objetivo principal a criação de uma aplicação móvel, destinada à população da cidade de Leiria, para potenciar o uso da rede de transportes públicos urbanos Mobilis. Através do uso de técnicas de crowdsourcing para recolha de informações pelos utilizadores, foi possível desenvolver um conjunto de novas funcionalidades que permitiu melhorar a aplicação Mobilis, lançando assim uma nova versão da mesma intitulada Olhobus. Esta não só incluí novas funcionalidades bem como melhorias nas existentes e uma "cara renovada"(rebranding). Dentro do conjunto de funcionalidades idealizadas para esta aplicação inclui-se a possibilidade de reporte de autocarros numa paragem. Isto possibilita a previsão de chegada do autocarro a paragens futuras na linha, em tempo real1. Foi ainda incluída a funcionalidade de reporte de qualidade do serviço, através da inclusão de três indicadores distintos: ocupação, qualidade da condução e pontualidade. Estes indicadores podem ser avaliados em três níveis, através da conhecida técnica de emojis, tentando assim tornar esta tarefa aprazível e fácil para os utilizadores. Para maximizar o sucesso da aplicação, e visto que faz uso da informação submetida pelos utilizadores, foi considerada uma forma de incentivo aos utilizares para continuarem com a utilização regular (user engagement). Desta forma, para além de se obter um serviço com mais informações, foi também implementada uma técnica de gamificação, que consiste na atribuição de pontos conforme as ações e frequência das mesmas na aplicação. Existe assim uma tabela de pontuações disponível para os utilizadores. Por fim, e para cativar também utilizadores com um menor conhecimento da cidade de Leiria foi desenvolvida a funcionalidade de procura e visualização de paragens de uma determinada linha sob a forma de mapa. O objetivo consiste em tornar mais fácil identificar paragens em relação a localizações de interesse do utilizador, no mapa. Durante o desenvolvimento das melhorias e novas funcionalidades, a aplicação foi sendo disponibilizada a um conjunto de utilizadores que acompanharam a sua conceção, permitindo assim obter feedback e pontos de vista diferentes de utilizadores reais do serviço Mobilis. Existiram duas fases de testes com um grupo de mais utilizadores, nomeadamente numa primeira fase de análise à primeira versão da aplicação, Mobilis, e posteriormente à segunda versão, contendo os melhoramentos, a Olhobus. Após realizar as fases de testes, foi possível proceder à análise dos resultados, onde se constatou que no geral os utilizadores demonstraram menor dificuldade na utilização da nova versão da aplicação bem como se constatou um agrado pelo rebranding efetuado à aplicação, tecendo ainda comentários positivos e sugestões de implementações futuras. Concluiu-se assim que o projeto respondeu a todos os objetivos definidos e tem assim o potencial para ser uma ferramenta útil à população de Leiria de forma a fomentar a utilização de autocarros entre a comunidade de uma forma mais decisiva, informada e agradável. A adição das funcionalidades de crowdsourcing e elementos de gamificação também se revelaram funcionalidades que, conforme a opinião dos utilizadores, são simples e úteis à utilização da aplicação.

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Keywords

Informática aplicada Computação móvel Software aberto OpentripPlanner (OTP) Aplicação móvel Recolha de dados Transporte urbano Mobilis Leiria

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