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Authors
Abstract(s)
Os constantes desenvolvimentos e inovação tecnológica, bem como o aumento populacional
e preocupações ambientais, tornam prioritário reduzir a afluência de pessoas
com os seus transportes pessoais dentro e fora dos grandes centros populacionais.
Desta forma, utilizando as novas tecnologias emergentes no mundo, é possível desenvolver
soluções de apoio cativantes que podem ser disponibilizadas à população
em geral, fomentando a iniciativa de utilização de transportes coletivos/transportes
públicos.
O projeto descrito neste relatório teve como objetivo principal a criação de uma
aplicação móvel, destinada à população da cidade de Leiria, para potenciar o uso
da rede de transportes públicos urbanos Mobilis. Através do uso de técnicas de
crowdsourcing para recolha de informações pelos utilizadores, foi possível desenvolver
um conjunto de novas funcionalidades que permitiu melhorar a aplicação
Mobilis, lançando assim uma nova versão da mesma intitulada Olhobus. Esta não
só incluí novas funcionalidades bem como melhorias nas existentes e uma "cara
renovada"(rebranding).
Dentro do conjunto de funcionalidades idealizadas para esta aplicação inclui-se a
possibilidade de reporte de autocarros numa paragem. Isto possibilita a previsão
de chegada do autocarro a paragens futuras na linha, em tempo real1. Foi ainda
incluída a funcionalidade de reporte de qualidade do serviço, através da inclusão de
três indicadores distintos: ocupação, qualidade da condução e pontualidade. Estes
indicadores podem ser avaliados em três níveis, através da conhecida técnica de
emojis, tentando assim tornar esta tarefa aprazível e fácil para os utilizadores.
Para maximizar o sucesso da aplicação, e visto que faz uso da informação submetida
pelos utilizadores, foi considerada uma forma de incentivo aos utilizares
para continuarem com a utilização regular (user engagement). Desta forma, para
além de se obter um serviço com mais informações, foi também implementada uma
técnica de gamificação, que consiste na atribuição de pontos conforme as ações
e frequência das mesmas na aplicação. Existe assim uma tabela de pontuações
disponível para os utilizadores. Por fim, e para cativar também utilizadores com um menor conhecimento da cidade de Leiria foi desenvolvida a funcionalidade
de procura e visualização de paragens de uma determinada linha sob a forma de
mapa. O objetivo consiste em tornar mais fácil identificar paragens em relação a
localizações de interesse do utilizador, no mapa.
Durante o desenvolvimento das melhorias e novas funcionalidades, a aplicação
foi sendo disponibilizada a um conjunto de utilizadores que acompanharam a sua
conceção, permitindo assim obter feedback e pontos de vista diferentes de utilizadores
reais do serviço Mobilis. Existiram duas fases de testes com um grupo de mais
utilizadores, nomeadamente numa primeira fase de análise à primeira versão da
aplicação, Mobilis, e posteriormente à segunda versão, contendo os melhoramentos,
a Olhobus. Após realizar as fases de testes, foi possível proceder à análise dos
resultados, onde se constatou que no geral os utilizadores demonstraram menor
dificuldade na utilização da nova versão da aplicação bem como se constatou um
agrado pelo rebranding efetuado à aplicação, tecendo ainda comentários positivos e
sugestões de implementações futuras. Concluiu-se assim que o projeto respondeu
a todos os objetivos definidos e tem assim o potencial para ser uma ferramenta
útil à população de Leiria de forma a fomentar a utilização de autocarros entre
a comunidade de uma forma mais decisiva, informada e agradável. A adição das
funcionalidades de crowdsourcing e elementos de gamificação também se revelaram
funcionalidades que, conforme a opinião dos utilizadores, são simples e úteis à
utilização da aplicação.
Description
Keywords
Informática aplicada Computação móvel Software aberto OpentripPlanner (OTP) Aplicação móvel Recolha de dados Transporte urbano Mobilis Leiria