Publication
Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Filipe, Joana Cristina Ferreira | |
dc.contributor.author | Costa, Gabriela Paulo Coito | |
dc.date.accessioned | 2020-10-21T15:09:41Z | |
dc.date.available | 2023-10-20T00:30:18Z | |
dc.date.issued | 2020-07-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de investigação foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta duas partes distintas, a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte, a dimensão reflexiva, debruça-se sobre o percurso vivido nos contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico onde decorreram todas as Práticas Pedagógicas desenvolvidas. Apresenta assim, uma reflexão crítica devidamente fundamentada das experiências e situações vivenciadas que proporcionaram múltiplas aprendizagens a nível pessoal e profissional, expondo os contextos, os diferentes intervenientes, as expectativas, os receios e as dificuldades sentidas, assim como as estratégias utilizadas. A segunda parte, referente à dimensão investigativa, apresenta o estudo investigativo desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica, no contexto do 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, sobre o desenvolvimento de textos narrativos partindo da exploração de diferentes estratégias de criação de histórias. No decorrer desta parte é assim apresentado o enquadramento teórico relativo a esta temática, a metodologia utilizada, a apresentação, discussão e análise dos dados recolhidos bem como as conclusões retiradas. O mote para o ensaio investigativo foram as dificuldades demonstradas pelos alunos em escrever e desenvolver um texto narrativo e tem como principal intuito observar como diferentes estratégias para explorar o desenvolvimento de textos narrativos influenciam e desenvolvem a escrita e consequentemente a construção de uma narrativa. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202528294 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5172 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da narrativa | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.embargofct | Pretendo resguardar o trabalho que realizei e salvaguardar todos os intervenientes | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Refletindo sobre a exploração de estratégias de criação de histórias no desenvolvimento de textos narrativos numa turma de 2.pdf
- Size:
- 4.03 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: