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Authors
Abstract(s)
Este relatório pretende apresentar fundamentalmente o trabalho prático deste projeto,
as suas operações e percursos, e dar-lhe um breve enquadramento teórico.
Esta é uma “investigação - ação” no âmbito disciplinar do Design do Produto,
convocando várias disciplinas das humanidades - em particular a psicologia, a
filosofia e a antropologia - para uma exploração prática de um “imaginário
monstruoso”, ou bestiário em cerâmica, e um aprofundamento teórico do design
sensorial.
Partindo de competências na área da escultura e cerâmica, foi desenvolvido um design
de auto-produção de peças em cerâmica, através de métodos artesanais. Este design
explorou e influenciou-se no imaginário ancestral e fantástico presente no artesanato
dos barristas de Barcelos, como é o caso de Rosa Ramalho e nas gárgulas ou quimeras
da Idade Média. Isto com o intuito de criar objetos que potenciam e estimulam
experiências sensoriais aos seus experimentadores.
Portanto, com esta investigação pretende-se contribuir para a relevância do sensorial
no design, através de uma experiência imaginativa (um bestiário). Deste modo, esta
investigação terá como objetivos práticos e teóricos as seguintes alíneas:
a) Explorar e aprofundar competências na área da escultura e da cerâmica, com o fim
de criar objetos sensorialmente / visualmente apelativos.
b) Aprofundar conhecimentos sobre design, relativamente no sentido sensorial.
c) Aprofundar conhecimento acerca do imaginário dos monstros (bestiário).
d) Recolher e atualizar referências sobre o imaginário dos monstros (bestiário).
Description
Keywords
Design Sensorial Imaginário Homem Monstros